A Oi começou a implantar uma nova arquitetura do tipo single edge para banda larga. Foto: Divulgação.

A Oi começou a implantar uma nova arquitetura para sua rede de comunicação de dados em banda larga. A nova arquitetura, que vem de uma parceria com a Alcatel-Lucent, é do tipo single edge. 

A novidade permite oferecer serviços de redes de acesso, tais como móvel, banda larga, IPTV e B2B, a partir de uma mesma plataforma. 

Segundo a Oi, ao eliminar a necessidade de gerenciamento individualizado para cada tipo de rede de acesso, o single edge garante agilidade na solução de problemas, além de proporcionar redução de custos com manutenção e operação.

Com a nova arquitetura, será possível reduzir em quase 50% o número de equipamentos na planta de rede de acesso IP da Oi.

A implantação da nova arquitetura começou por cidades escolhidas como prioritárias, mas o projeto em sua totalidade prevê o atendimento em 167 municípios até 2016, beneficiando cerca de 6 milhões de assinantes banda larga e mais de 9 mil clientes corporativos da Oi.

A Oi e a Alcatel-Lucent já são parceiras em outro projeto estruturante em andamento: a implantação de uma tecnologia que vai ampliar em até 57 vezes a capacidade de transmissão de dados no backbone da Oi.

O projeto se baseia no uso de equipamentos OTN (Optical Transport Network) em circuitos de 100GB, que cobrem uma extensão de 30 mil quilômetros de rede.