Governo quer 4G bombando nos aeroportos. Foto: divulgação.

Às vesperas de grandes eventos no país, o governo anunciou a instalação de novas antenas para a ampliação da cobertura 3G e 4G nos aeroportos brasileiros.

Segundo divulgado na última semana pelo ministro das Comunicações Paulo Bernardo, a Infraero e as operadoras de telefonia chegaram a um acordo para a implantação, e as melhorias já ocorrerão na infraestrutura feita para a Copa das Confederações, em junho. A informação é da Computerworld.

Conforme explicou Bernardo, o ministério exige um aumento da rede de voz e de dados nos aeroportos, mas antes da definição houve um impasse entre a Infraero e as operadoras envolvendo os preços da instalação nos terminais.

O acordo prevê que a cobrança de aluguel de R$ 3 mil mensais das operadoras nos grandes aeroportos. Já nos pequenos, o valor será reduzido até R$ 1 mil, levando em conta o tamanho de cada terminal.

4G
O 4G ainda está em seus primeiros passos no mercado brasileiro, mas segundo Bernardo, o país não vai fazer feio na Copa das Confederações e na Copa do Mundo.

Bernardo disse que a inclusão de cobertura do 4G dentro dos estádios é uma inovação e lembrou que o Brasil será o primeiro país a sediar um evento de porte mundial com a tecnologia de quarta geração.

De acordo com o ministro, nas seis cidades-sede da Copa das Confederações, a Telebras já construiu as redes que vão dar suporte para estádios, concentrações das seleções de futebol e centros de imprensa.

Além disso, a Anatel fez acordo com as operadoras para garantir a cobertura de internet dentro dos estádios.