TI SALVA

Fusões e aquisições caem em 2013

29/01/2014 15:15

Destaque de levantamento da KPMG foi o setor de TI, com 99 transações.

O mercado de Ti foi responsável por quase 14% do aumento em 2013. Foto: flickr.com/photos/42391519@N02

Tamanho da fonte: -A+A

Em 2013, número de operações de fusões e aquisições no Brasil teve uma queda de 2,5% em comparação ao ano de 2012. No total foram 796 transações em 2013 ante 816 no ano anterior. O destaque foi o setor de TI, com 99 transações.

Mesmo com a baixa, o levantamento divulgado pela KPMG mostra que 2013 foi o terceiro melhor ano da história para este tipo de transação.

Depois de TI, serviços para empresas ficou em segundo lugar com 63 operações, seguido do segmento de alimentos e bebidas, com 58.

Além disso, no quarto trimestre de 2013 foram registradas 83 operações de empresas de capital majoritário estrangeiro, adquirindo capital de empresa estabelecida no Brasil.

Para a consultoria, isso representa que os negócios brasileiros voltaram a ser atrativos - ante a um ano de retração - principalmente para as empresas que buscam se estabelecer no país.

Luis Motta, sócio da KPMG no Brasil afirma que é necessário perceber que o último semestre de 2013 apresentou recuperação dos negócios, apesar da queda.

“Os primeiros seis meses ficaram bem abaixo dos números apresentados no mesmo período de 2012, com uma queda de 11%. Já entre julho e dezembro do último ano, houve um crescimento de 7%” afirma.

Essa pesquisa é realizada trimestralmente. Ela apura as operações efetivamente concluídas e divulgadas que envolvam empresas estabelecidas ou com presença no país.

Veja também

LEITE QUENTE e ACARAJÉ
Acom e iPlanner anunciam fusão
A curitibana Acom Sistemas, especializada em ERP, acaba de anunciar fusão com a baiana iPlanner, também da área de sistemas de gestão de projetos, além de outsoursing e consultoria.

TUDO AZUL
Azul e Trip fundem operações

Companhia Bozano e a Embraer estariam por trás da fusão, que pode dar à Azul uma fatia de 15% do mercado brasileiro de voos domésticos, contra 38% da TAM e 34,4% da GOL.

EDUCAÇÃO
Kroton e Anhanguera anunciam fusão

Com a operação, a direção das companhias se manterá dispersa, com 42,52% da empresa pertencendo aos acionistas da Anhanguera e 57,48% aos da Kroton.

FABRICAÇÃO DE PCs
Daten anuncia fusão com Zmax

Fabricantes nacionais se unem para se reforçar no mercado de PCs.

GS&ECOMM
GS&MD e Nova E-Comm: fusão no omnichannel

Transação une forças em consultoria para varejo, marketing, distribuição e soluções para e-commerce.

TE CUIDA GOOGLE
Gigantes publicitárias anunciam fusão

Publicis e Omnicom criarão maior agência do mundo, avaliada em mais de US$ 30 bi.