O LNCC é uma unidade de pesquisa do MCTIC. Foto: Divulgação.

A Schneider Electric, especialista em gestão de energia e automação, desenvolveu uma solução para garantir energia ininterrupta ao maior sistema computacional da América Latina, que pertence ao Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).

O laboratório é uma unidade de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). 

A EMCI8 Engenharia e Informática, parceira elite da Schneider, foi responsável pelo desenvolvimento do projeto.

No LNCC, foi implementado um sistema que integra cinco nobreaks Galaxy 7000 de 300 kVA em redundância, o que permite o fornecimento ininterrupto de energia mesmo em situação de manutenção. 

“Devido a criticidade e importância do projeto, era necessário implementar um sistema robusto, que garantisse confiabilidade e segurança. Para suportar o tamanho de toda operação, foram instalados cinco nobreaks Galaxy 7000 de 300 kVA, que maximiza a eficiência do sistema em até 94,5%” afirma Anderson Santos, gerente de canais da Schneider Electric.

O Galaxy 7000 é um modelo de nobreak que proporciona soluções de energia segura para ambientes de centros de dados de médio e grande porte, ambientes industriais, prediais e de missão crítica.  

“Essa solução nos traz segurança não só quando ocorre falta de energia, mas também para a estabilidade e funcionamento do computador. Além disso, o seu gerenciamento é muito fácil, o que agiliza a tomadas de decisões”, conclui Wagner Vieira Léo, Coordenador de TI do LNCC.