No Moinhos estão espalhados 20 tags que passam informações aos smartphones próximos. Foto: Divulgação.

O Moinhos Shopping de Porto Alegre inicia nesta sexta-feira, 28, a utilização da tecnologia beacon, que se comunica com smartphones via Bluetooth 4.0. O projeto é da empresa TagPoint.

No shopping estão espalhados 20 tags que passam informações aos smartphones próximos - desde que eles tenham o aplicativo TagPoint instalado.

O lançamento foi feito paralelamente à ação de Black Friday no shopping. Assim, os clientes puderam receber as informações sobre promoções das lojas.

Os beacons também serão utilizados para informações sobre agenda cultural, cinema, banheiros e regras da troca de notas da promoção de Natal.

Pode ser adicionada uma funcionalidade que dispara avisos sonoros para deficientes visuais utilizando o módulo de voz do aplicativo TagPoint. Ainda a ser implementada, essa configuração passa informações como “banheiros a esquerda”, “saída em frente” ou “cuidado, escada rolante”.

O app está disponível para Android 4.3 ou superior e iOS a partir do 7.1. Após a Black Friday, os beacons do Moinhos Shopping começarão a mandar conteúdos sobre as promoções de Natal.

A TagPoint foi fundada há cerca de um ano e instalou seus beacons em mais de 500 pontos no Brasil, com foco em locais turísticos.

A empresa trabalha com um sistema de franquias. O valor para ser um franqueado e vender o sistema da TagPoint é de R$ 24 mil. Depois, ao vender o produto para um cliente, o franqueado fica com metade do valor total de cada negócio, que custa 2,4 mil.

O valor da franquia aumentou em dez vezes desde o lançamento da companhia.

Segundo a empresa, a partir de 2015 será incluído o leitor de beacons TagPoint no aplicativo de grandes empresas nacionais: uma do ramo financeiro, uma rede de postos de gasolina e uma gigante de bebidas. 

“Também estamos em fase de fechamento com um grande clube do futebol brasileiro que agregará a tecnologia ao seu app já existente”, relata uma nota da empresa.

Outro caso em implementação é o da rede varejista Quero-Quero, que tem mais de 200 lojas no sul do Brasil. A ideia com os beacons é atingir não só os clientes dentro da loja, mas todas as pessoas que tem o app TagPoint e passam próximas aos pontos de venda.

Na última edição da feira Salão do Imóvel, em Porto Alegre, 40 estandes utilizaram o TagPoint beacon para a comuicação com os visitantes.

O CEO da empresa, que hoje conta com uma equipe de dez pessoas, é Vitor Loreto, que também fundou a Plano Interativo. No mercado desde 1990, a empresa fornece um sistema de interatividade para 150 empresas. 

Segundo o fundador, um dos trabalhos com mais repercussão foi a criação e execução do piso interativo do quadro Dança dos Famosos, da Rede Globo.