M-payment da Vivo e MasterCard deve entrar no ar em 2013. Foto: reprodução.

A Telefônica e a MasterCard apresentaram oficialmente nesta quarta-feira a MFS, joint-venture que atuará na implementação da parceria firmada entre as duas corporações para o desenvolvimento de soluções de pagamento em telefonia móvel.

Com lançamento previsto para abril de 2013, o primeiro produto da empresa será uma conta pré-paga acessada pelo celular da Vivo e por um cartão de crédito da operadora.

O serviço permitirá ao consumidor fazer transferências de dinheiro entre pessoas, compras em lojas, recargas de celular, entre outras transações.

Segundo as empresas, o produto atenderá às necessidades de meios de pagamento principalmente de clientes da Vivo que não dispõem de conta bancária, promovendo a inclusão financeira desses consumidores.

Usuários que já utilizam conta corrente também poderão aderir ao serviço.

O carregamento dos valores na conta pré-paga será feito em pontos de recarga de celular, como supermercados e bancas de jornal, por exemplo.

O produto usa a tecnologia USSD (Unstructured Supplementary Service Data) e é compatível com todos os aparelhos GSM, permitindo uma interação em tempo real com o usuário.

Além disso, garante total segurança na transação, já que os dados informados durante a navegação, tal como a senha, não ficam armazenados no aparelho.

FACILIDADE

Segundo Marcos Etchegoyen, presidente da MFS, o novo produto vai trazer facilidade e segurança a milhões de brasileiros, com a solidez financeira de empresas do porte de MasterCard e Telefônica.

“A conta pré-paga no celular abre novas perspectivas para milhões de pessoas que possuem celulares e nunca tiveram acesso aos benefícios dos meios de pagamento eletrônicos e de uma conta corrente”, complementa o executivo.

Serviços similares, também por meio de parceria da operadora e da MasterCard, já estão disponíveis na Argentina e no Peru.

Nestes países, a Vivo utiliza a tecnologia desde outubro de 2011 nas recargas de celular e já ultrapassou 7 milhões de acessos por mês.

“A cobertura da Telefônica Vivo, em mais de 3,7 mil municípios brasileiros, será fundamental para oferecer a mobilidade e todas as facilidades do serviço a amplos setores da população”, diz Antonio Carlos Valente, presidente da Telefônica no Brasil.