Yan Di, presidente da ABO2O e diretor-geral do Baidu Brasil. Foto: Divulgação.

Um grupo de 22 empresas e 3 fundos de investimento criou a ABO2O, primeira associação do Brasil que reúne os representantes do setor de O2O.  O termo “O2O” resume a expressão “online to offline” e define o modelo de negócios que utiliza canais online para a venda de serviços e produtos do mundo offline e vice-versa.

As empresas que fazem parte do grupo são 99Taxis, Iguanafix, Apontador, Loggi, Baidu, Kekanto, ChefsClub, Mercode, Confrapar, Moip, Easy Taxi, Monashees, Emprego Ligado, Peixe Urbano, Emotion.me, Rapiddo, Get Ninjas, Restorando, Grubster, Trinks, Guia de Motéis, Vaniday, HelpSaúde e W7 Venture Capital.

No Brasil, um estudo produzido pela ABO2O estima que o potencial para este mercado é de R$ 1 trilhão ao ano, impulsionado pelo surgimento de novos serviços e pelo boom de investimentos no setor. 

Também devem contribuir para esta expansão a maior penetração do uso de internet móvel, que deve crescer dos atuais 34,4% (2015) para 47,6% da população brasileira até 2018.

“Mesmo em um momento conturbado da economia brasileira, quem precisa contratar pessoas ou serviços, por exemplo, encontra dificuldades de encontrar profissionais qualificados em áreas como limpeza ou logística. Serviços como O2O podem resolver esse desequilíbrio entre oferta e demanda, conectando profissionais às pessoas ou empresas”, afirma Fernando Okumura, vice-presidente da ABO2O e CEO do Kekanto.

Em alguns segmentos, como pedidos de táxi e entrega de comida, a plataforma O2O já apresenta forte adesão dos consumidores. De acordo com o estudo da ABO2O, 20% das chamadas de táxi e pedidos de comida nas grandes cidades brasileiras ocorrem via app. 

No conjunto de todos os serviços, porém, o Brasil aparece em estágio inicial de desenvolvimento do setor O2O.

“São objetivos centrais da ABO2O incentivar o crescimento do mercado brasileiro de O2O, defender o interesse coletivo da indústria e auxiliar as empresas do setor a desenvolver serviços que facilitem a vida do consumidor com a oferta de produtos mais inteligentes e práticos”, diz Yan Di, presidente da ABO2O e diretor-geral do Baidu Brasil.