AES Eletropaulo vai com solução da Sonda IT. Foto: flickr.com/photos/92036053@N06

Tamanho da fonte: -A+A

A AES Eletropaulo, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica na cidade de são Paulo e parte dos municípios da região metropolitana da capital paulista, adotou a solução ponta-a-ponta Systems Support, da Sonda IT, para gerir sua área fiscal.

Com a solução, a integradora realiza o atendimento de todas as demandas fiscais da AES, incluindo as interfaces com o SAP, a área comercial, as transações de compra e venda de materiais.

Além disso, estão integrados no processo os acompanhamento dos impostos e as demais rotinas organizadas pelo pw.SATI, solução de automação de processos fiscais e tributários da Sonda IT já implementada na empresa paulista.

Segundo a concessionária de energia, a escolha pelo novo sistema se deve à necessidade de atender a demanda com o grande volume de informações com que a parte legal lida, com uma média de 300 mil notas fiscais por dia.

O Systems Support acompanha os processos e períodos críticos da AES e contempla dois níveis de atendimento para suas demandas e quesitos legais.

O serviço também atende a chamados de novos desenvolvimentos e melhorias no sistema, que são solucionados pelos próprios consultores ou encaminhados à fábrica de software da Sonda IT.

Segundo Leila Moreira, analista de TI da AES Eletropaulo, os processos fiscais envolvem a extração diária de um grande número de informações para as entregas das obrigações ao fisco, e isso exige um regime especial.

"Por isso, o processo de apuração desses dados precisa ser estável e correto, o que torna  o suporte às operações fiscais da Sonda IT um diferencial para nós, garantindo a qualidade da informação que enviamos”, explica Moreira.

No Brasil, a Sonda IT atua desde 1989 e conta com 6,5 mil colaboradores e mais de 1,2 mil clientes ativos distribuídos por 31 escritórios no país. A companhia opera em três divisões de negócio: Serviços de TI, Plataformas e Aplicativos.

No universo de aplicações fiscais, a companhia conta com produtos e serviços de governança e complementares aos ERP´s.

Segundo dados da própria Sonda, 60% da carga tributária federal do Brasil é processada pelos aplicativos da Sonda IT por meio de aproximadamente 650 grupos empresariais que utilizam a tecnologia.