CHATBOT

OAB SP atende advogados com Watson

28/09/2021 17:05

Primeira fase do projeto com a Proa.AI entrou no ar em setembro.

Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB SP) e o Sebrae criaram um assistente virtual baseado em IBM Watson em projeto desenvolvido pela Proa.AI, parceira comercial da marca sediada na capital paulista.

Segundo a instituição, o objetivo era ampliar seus canais de contato e potencializar o trabalho da advocacia, disponibilizando um número maior de informações e conteúdos relevantes para dar celeridade nas tomadas de decisões.

"É fundamental que a OAB SP acompanhe a evolução digital no âmbito jurídico para oferecer à advocacia ferramentas que colaborem com o dia a dia de trabalho, aumente sua produtividade e, consequentemente, lhe traga vantagem competitiva", explica Caio Augusto Silva dos Santos, presidente da OAB SP.

O chatbot está disponível desde 10 de setembro no site da instituição e, neste primeiro momento, irá atender solicitações referentes aos assuntos de inscrições e cadastro, sociedades, certificado digital e ouvidoria.

O projeto terá uma segunda fase, quando disponibilizará um assistente virtual que fará uma busca inteligente de audiências extraída de diferentes fontes, como o Diário Oficial, OAB SP e seis Tribunais de Justiça do Estado de São Paulo.

Esse assistente virtual contará, ainda, com a possibilidade de aplicação de diversos filtros de pesquisa, além de apresentar a consolidação dos resultados em um único ambiente.

A empresa está utilizando a IA IBM Watson para a classificação de dados, que permite a integração de ambientes diferentes e proporciona à advocacia a consolidação das informações relevantes dos seus processos consultados, na sua agenda pessoal on-line.

"O projeto da OAB SP é um orgulho para todos nós, ajudando na transformação digital e agilidade no atendimento dos advogados. Em nossos projetos, aplicamos metodologia ágil e temos um time de sustentação dedicado e preparado para acompanhar e treinar o assistente virtual, sempre seguindo a política de segurança de tecnologia da OAB SP e aderente ao LGPD", conta Rogério Barreto, CEO da Proa.AI.

Fundada em 2016, a Proa.AI é Silver Business Partner da IBM e já disponibilizou mais de 30 APIs, possibilitando mais de 20 milhões de interações ao ano. Entre seus clientes, estão Danone, Fadergs, Universidade Anhembi Morumbi, Leroy Merlin, Outback, D-Linkk e Mapfre.

A OAB SP é a maior seccional do Brasil, com mais de 450 mil profissionais inscritos, quase 5 mil estagiários e 33 mil sociedades inscritas.

Veja também

TENDÊNCIAS
Atendente virtual da TIM usa linguagem neutra

Script do robô passou por 90 modificações para evitar palavras com “teor masculino”.

ENTRETENIMENTO
DirecTV atende clientes com Watson

A empresa desenvolveu um assistente virtual baseado nas tecnologias da IBM.

USINAGEM
Pedro II seleciona profissionais com Speck

Plataforma foi criada pela mineira Kukac com base na tecnologia IBM Watson.

SELEÇÃO
Cisco analisa candidatos com Speck

Plataforma foi criada pela mineira Kukac com base na tecnologia IBM Watson.

TELECOM
Algar tem assistente virtual com Watson

A CORA vai tratar das demandas relacionadas ao Centro de Operações de Rede da companhia.

ENERGIA
Grupo Equatorial redesenha URA com IBM

A assistente virtual da empresa agora usa os serviços de transcrição e sintetização de voz do Watson.