A Mastercard acaba de lançar a plataforma de APIs Mastercard Developers. Foto: Divulgação.

A Mastercard acaba de lançar a Mastercard Developers, plataforma para desenvolvedores que trabalham na criação de soluções para o comércio. 

O portal permite aos parceiros da Mastercard o acesso a diversas APIs (interfaces de programação de aplicativos) de pagamentos, dados e segurança. 

A plataforma também inclui a categoria de APIs "novas e experimentais", que permitem que os parceiros testem as novas tecnologias e aplicativos.

As APIs experimentais, desenvolvidas pelos oito laboratórios de P&D da Mastercard ao redor do mundo, ajudarão os parceiros a construir, dar escala e realizar pagamentos usando novas plataformas.  

Os parceiros também contarão com uma base para explorar novas modalidades de integração de pagamentos, como realidade aumentada e virtual, e a internet das coisas. 

"Imaginamos o Mastercard Developers como algo que capacita os nossos clientes, parceiros e seus desenvolvedores para que eles possam inovar e fazer os seus negócios crescerem.  A nova plataforma será crucial para integrar as tecnologias e os serviços da Mastercard às soluções digitais desses parceiros", afirma Oran Cummins, vice-presidente sênior de APIs da Mastercard.

No portal há mais de 25 APIs da Mastercard – incluindo serviços como o MasterPass e os Mastercard Digital Enablement Services. 

Entre elas também há uma nova API desenvolvida para maximizar as ações de inclusão financeira. A Mastercard Aid Network (Rede de Ajuda Mastercard) ajuda a simplificar a distribuição de ajuda humanitária, mesmo em locais sem infraestrutura de telecomunicações. 

No Brasil, a Mastercard facilitou, em junho, o acesso de startups às APIs da marca a partir de uma parceria com Cubo Coworking Itaú. O acordo entre as organizações coloca profissionais do time de produtos e soluções da MasterCard como mentores para os empreendedores residentes, além de abrir as APIs no espaço de desenvolvedores.