Canal de voz é o mais usado em 69% das empresas para contato com funcionários. Foto: Aaron Amat/Shutterstock.
A pesquisa “A Conectividade das Empresas Brasileiras", realizada pelo Teleco em parceria com a Embratel, aponta que apesar da voz ainda ser o canal de comunicação mais usado pelas empresas, o uso de dados está crescendo e deve ser o principal meio de comunicação em cerca de cinco anos.
Segundo o estudo, em 69% das empresas os serviços de voz são o canal de comunicação mais usado com os funcionários, em 59%, com fornecedores e em 56%, com clientes. Mesmo sendo o principal canal de comunicação, a voz perdeu dez pontos percentuais em relação a pesquisa anterior.
O estudo mostra que cresceu o fornecimento de aparelhos celulares para funcionários. A pesquisa deste ano mostra que 73% das empresas oferecem dispositivos aos colaboradores, enquanto no ano anterior o índice era de 43%.
A oferta de celulares é maior na área administrativa, que responde por 38% dos aparelhos, seguida pelas áreas de vendas (23%) e comercial (21%). O uso de aplicativos corporativos atingiu 9% nas empresas.
O uso de dados avança mais lentamente no mercado empresarial comparado ao residencial. Até 2020, a soma de outros sistemas de comunicação no Brasil deve superar voz (fixa e móvel) na área corporativa. Na soma dos mercados residencial e corporativo, o prazo cai para dois ou três anos.