Unidades da Coopa agora com SAP. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Cooperativa Agropecuária de Patrocínio (Coopa), localizada na cidade mineira de Patrocínio, adquiriu um pacote de aplicações da SAP para aprimorar a gestão do negócio e dos processos.

A implementação envolve os módulos de gestão para as áreas de marketing, finanças, suprimentos e vendas, além de soluções para gerenciamento de operações comerciais (SAP Retail), de crédito e de nota fiscal eletrônica, planejamento orçamentário de despesas e investimentos.

O contrato, resultado de um investimento de R$ 6 milhões, abrange a implementação de sete soluções que serão usadas pela sede administrativa, além das demais unidades, localizadas na região do Alto do Parnaíba, ao oeste do estado.

Com mais de 50 anos de mercado, a Coopa reúne empresas como a Laticínios Coopa, assim como fábrica de rações e sais minerais, loja agrícola, loja de conveniência, 4 lojas agroveterinárias, 2 supermercados e 2 postos de combustíveis.Fundada em 1993, a Coopa está presente em 14 municípios mineiros, com 2.911 cooperados.

De acordo com a empresa, cerca de 426 funcionários serão beneficiados com a mudança no sistema de gestão. Além disso, a cooperativa adotará a aplicação SAP Screen Personas, que permite customizar as telas do software de gestão SAP ERP.

Para Elocir Nunes Pereira, gestora de projetos da Coopa, a implementação das ferramentas SAP tem como objetivo contribuir com o crescimento integrado e sustentável da cooperativa, por meio do alinhamento da tecnologia da informação ao negócio. 

“Esperamos reforçar a credibilidade e a segurança dos dados. Além disso, outro importante benefício é o fato de podermos contar com uma integração total das informações de todos os departamentos da cooperativa, explica a executiva.

Com o investimento aproximado de R$ 6 milhões em consultoria e aquisição de software e equipamentos de tecnologia, o projeto envolve uma equipe de cerca de 40 profissionais. “Acredito que, mesmo de forma indireta, todos os colaboradores da COOPA estão envolvidos nesse grande projeto, totalizando 426 pessoas”, comenta Elocir.

Segundo a SAP, o contrato com a Coopa é uma mostra dos esforços da empresa em intensificar sua presença em clientes fora do eixo Rio-São Paulo, uma estratégia estabelecida no ano passado.

“Para a SAP ter um grande cliente como a Coopa é reforçar ainda mais sua força de atuação regional,” diz Ricardo Medina, Vice-presidente de Vendas para a rede de Parceiros Globais da SAP.