Imagem do game Power Matrix. Foto: reprodução.

A Siemens lançou esta semana o Power Matrix, jogo online de simulação que desafia usuários a projetar um sistema de energia sustentável para uma cidade.

Disponível em inglês, o jogo é voltado ao público em geral, com o objetivo de gerar o entendimento dos mecanismos e as regras do mercado energético, bem como fornecer a percepção da interação entre diferentes tipos de geração de energia.

No game, o usuário assume o papel de um gerente de energia numa área rural, cuja tarefa é contribuir para o crescimento de uma cidade criando uma estrutura energética inteligente e fornecendo um suprimento estável de energia.

As possíveis fontes de energia incluem tanto as tecnologias convencionais quanto as renováveis, como eólica e solar. Quanto melhor for o mix energético que for criado, combinando diferentes fontes de energia, mais rápido crescerá a cidade.

No jogo, que funciona de forma semelhante a simuladores de gestão como Sim City, é possível ganhar pontos de bonificação investindo em pesquisa e desenvolvimento, por exemplo.

Para Thorsten Uhlendorff, Chefe de Comunicações Online, e responsável pelo jogo no Setor Siemens Energy, o plano era tornar o jogo fiel aos detalhes de um plano de gestão energética, de forma simples e compreensível.

"Ficamos muito envolvidos em criar um cenário o mais realista possível, o que possibilita aos jogadores experimentarem a influência imediata das mudanças nas condições climáticas na performance dos renováveis, por exemplo”, diz.