COLABORAÇÃO

MCTIC e Cisco vão criar plataforma de big data

28/05/2020 11:10

Acordo assinado também prevê ações voltadas à cibersegurança e à indústria 4.0, além da Covid-19.

Acordo de colaboração foi assinado na última quarta-feira, 27. Foto: Leonardo Marques/ASCOM-MCTIC.

Tamanho da fonte: -A+A

A Cisco e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) vão desenvolver uma plataforma de big data para dar suporte ao monitoramento, gestão e definição de políticas públicas do Brasil.

O trabalho será feito através da consolidação de informações sobre diversos programas, ações, iniciativas e atores públicos e privados envolvidos com pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação no país. 

No acordo de colaboração assinado na última quarta-feira, 27, também estão previstas iniciativas relacionadas à cibersegurança, como um programa educativo para cerca de 7 mil jovens, que visa atender a demanda de profissionais da área nos setores público e privado.

Além disso, a empresa criou uma plataforma regional através do Conselho de Inovação em Cibersegurança, em colaboração com a Organização dos Estados Americanos (OEA), para educação em segurança cibernética, compartilhamento de melhores práticas e colaboração.

A Cisco ainda trabalhará com o MCTIC no uso de análises e inteligência, bem como na troca de informações sobre ameaças à segurança cibernética.

Em relação à indústria 4.0, será criado um centro de experiência focado nas tecnologias de suporte ao setor, assim como o desenvolvimento de um programa de capacitação de profissionais para atuarem no segmento.

Com o programa, a Cisco pretende apoiar a formação de 2 mil profissionais nos próximos três anos, incluindo conhecimentos e habilidades na utilização integrada de tecnologias da informação e automação em ambientes industriais.

O acordo também prevê iniciativas de resposta à Covid-19, como a disponibilização de tecnologias, desde videoconferência até infraestrutura, para instituições de saúde e hospitais de campanha. 

A empresa já está fornecendo sua plataforma de videoconferência para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), facilitando sessões virtuais em tribunais de justiça de todo país durante a pandemia.

Ainda estão previstos investimentos, projetados e executados em conjunto com o MCTIC,  em áreas como cidades inteligentes, Internet das Coisas (IoT), 5G e Wi-Fi 6.

Segundo a Cisco, o programa deve ajudar o país a se preparar para uma nova era de hiperconectividade e economia digital, além de apoiá-lo na recuperação social e econômica, à medida que o Brasil entrar em uma nova realidade pós-pandemia.

“Essa parceria entre o MCTIC e a Cisco é um exemplo dessa união transformadora. A ciência e a tecnologia são elementos fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, afirma Marcos Pontes, ministro da ciência, tecnologia, inovações e comunicações.

Segundo a Cisco, é responsabilidade dos líderes empresariais ajudar a criar um futuro inclusivo para as comunidades, que agora correm um risco ainda maior de serem deixadas para trás pelas barreiras digitais.

“Com esse investimento, esperamos reforçar a competitividade do Brasil com uma força de trabalho resiliente e bem treinada para atender às demandas do mercado”, destaca Laércio Albuquerque, presidente da Cisco do Brasil.

Veja também

FUTURO
Facebook: metade dos funcionários em casa em 10 anos

Migração para o home office em função do coronavírus pode se tornar definitiva para muitos.

UNIÃO
MG: Prolinx e Infokeep anunciam fusão

Integradoras sediadas em Belo Horizonte tem oferta complementar.

2020
IT Mídia transforma IT Forum em evento digital

Badalado evento realizado em resort será levado até a casa dos CIOs, promete empresa.

STARTUP
InBev quer digitalizar o pequeno varejo

Gigante de bebidas tem planos para oferecer soluções de tecnologia para sua massa de clientes.

EM CASA
Salesforce permite home office até o final do ano

Funcionários poderão trabalhar remotamente mesmo após a reabertura dos escritórios.

QUEM NUNCA?
Conferência com Bolsonaro tem participante pelado

Empresário decidiu participar enquanto tomava banho, sem apagar a câmera.

ENCONTROS
SAP fará o SAP Now Brasil em formato digital

Evento físico previsto para setembro foi cancelado, reforçando uma tendência para 2020.

MEDIDAS
Salesforce cancela todos os eventos de 2020

Tudo será feito online, inclusive o Dreamforce, previsto para acontecer em novembro.

SAÚDE
Oswaldo Cruz terá hub de pesquisa com Cisco

Acordo de colaboração também prevê soluções em telemedicina, consultoria e curso de cibersegurança.

CARREIRA
Neves, ex-PwC, assume Everis no Brasil

Executivo experiente passa a liderar a consultoria espanhola no país.