Ricardo Matos.

Ricardo Matos, ex-head de TI da Locamerica, acaba de assumir o cargo de diretor de Tecnologia para seminovos, frotas e infraestrutura da Unidas, a segunda maior empresa de locação de veículos do Brasil.

Com a promoção de Matos, termina a reformulação da TI da Unidas, que começou com a contratação de João Mendes, ex-diretor executivo de TI e infraestrutura da Liq (antiga Contax), em fevereiro.

Depois veio Renan Rocha, ex-gerente regional de TI do Mercado Livre, para assumir a outra diretoria da área de TI da empresa, a de Tecnologia e Inovação.

Rocha foi por sete anos gerente de TI do Habibs, uma das maiores redes de fast food do país e tem passagens pelas áreas de tecnologia de Realmedia e EDAG.

Matos é da casa. Ele já atuava na Unidas há cerca de dois anos e meio, desde a aquisicao da Locamerica, em 2017.

O profissional soma 26 anos de experiência na área de TI. Antes da Unidas, ele atuou como gestor executivo de TI da construtora MRV, diretor de TI da Kroton Educacional e Head de Cloud e Datacenters da TOTVS, onde esteve por quase 14 anos. 

“Estou bastante animado com este novo desafio. A meta neste momento será trazer inovação e promover melhoria nos processos e a modernização dos sistemas, capacitando o negócio para ser mais competitivo e também melhorando a experiência dos clientes”, conta Matos.

A Unidas conta com 230 pontos de locação e mais de 110 mil veículos no total.

O mercado de aluguel de carros vai bem, embalado por mudanças como a preferências dos consumidores em direção ao consumo de veículos como serviço, e a própria desvalorização do real, que favorece viagens dentro do Brasil.

Aplicativos como Uber, 99 e Cabify, nos quais muitos motoristas alugam carros, também ajudam.

Em 2017, o mercado de locação de veículos do Brasil cresceu 12,5%.