Smiles fará IPO. Foto: Flickr.com/pomeu

A Gol anunciou nesta quinta-feira, 28, o IPO (oferta pública inicial de ações) da Smiles, empresa controlada da companhia para oferta de seu programa de milhagens e fidelidade.

Conforme fato relevante divulgado pela aérea, a expectativa é que as ações ordinárias sejam admitidas à negociação no Novo Mercado de Governança Corporativa da BM&FBovespa.

A oferta ainda está sujeita à concessão dos registros pela CVM e a condições de mercado.

O Smiles soma, atualmente, mais de nove milhões de membros.

A negociação das ações do programa de fidelidade da Gol é uma ação sequente à concorrente TAM, que abriu o capital de sua divisão de milhas e pontos, o Multiplus, ainda em 2010.

O programa era, desde 2009, uma unidade de negócios independente e controlada da TAM.

As ações tanto da TAM quanto do Multiplus são controladas pela holding TAM SA.

A Gol também seguiu a TAM no estabelecimento do programa de fidelização como empresa independente: enquanto a segunda o fez ainda em 2009, a segunda só transformou o Smiles em companhia única no ano passado.  

O Multiplus foi um tanto além e, em 2012, assinou contrato com a canadense Aimia para criar a Companhia Brasileira de Serviços de Fidelização.

O negócio resultou em uma joint venture com investimento estimado em US$ 50 milhões para administrar programas de fidelidade para diversos setores.