Processos devem fluir como água, já diria o mestre zen budista. Foto: flickr.com/photos/pjh/

A GeneXus disponibiliza de forma gratuita o GeneXus Business Process Modeler (GXBPM), um modelador de processos de negócios baseado no padrão BPMN 2.0.

A novidade é orientada a permitir a modelagem dos fluxos de processos por analistas de negócios ou usuários não-técnicos, e funciona de forma independente do aplicativo pago da empresa associado ao modelo, enfatiza a empresa uruguaia.

De forma integrada ao GeneXus, o GXBPM pode ser usado para integrar os desenvolvimentos feitos na plataforma de desenvolvimento de software ou mudar processos de negócios diretamente nos ambientes de teste e produção.

O GXBPM ainda oferece a possibilidade de exportar e importar diagramas baseados no padrão XPDL, permite documentar os processos dentro do modelador. É possível integrar com GeneXus Server.

“O GXBPM é mais uma solução que ajuda na assertividade no desenvolvimento dos sistemas, que com a participação de um analista de negócios terá mais facilidade ao criar a aplicação”, ressalta o country manager Brasil do GeneXus Internacional, Gerardo Wisosky.

O GeneXus é usado por 85 mil usuários corporativos e 6,5 mil empresas.

http://www.genexus.com/gxbpm