Jean Carlo Klaumman, vice-presidente de operações da Linx. Foto: divulgação.

Um sonar que reconhece clientes através de um app no celular e que fornece informações personalizadas em tempo real. Focada no varejo, a Linx lançou recentemente o Consumer Tracker, um sistema de geolocalização por ondas sonoras, que identifica a posição do consumidor em ambientes fechados e fornece dados e preferências do cliente.

Semelhante a um sonar, o sistema funciona através de um dispositivo que dispara ondas em ambientes como lojas, supermercados ou shopping centers.

Para ser detectado, o usuário deve ter o app Linx Selling Mobile, que por sua vez envia dados do cliente para o sistema do estabelecimento.

Assim as lojas podem saber das preferências do cliente e até mesmo acessar o histórico de compras do usuário, caso o sistema esteja integrado às soluções de CRM de cada local, afirma Jean Carlo Klaumman, vice-presidente de operações da Linx.

Pelo app, que conta com versões para iOS e Android, o cliente pode rapidamente receber um atendimento mais personalizado, com direito a benefícios, explica o executivo.

“Ao permitir que o seu celular esteja disponível para receber o sinal, o consumidor poderá ter descontos no estacionamento, no cinema, pontos em programa de fidelidade ou promoções de suas lojas preferidas, conforme a estratégia de cada shopping center”, completa.

O plano da Linx para o aplicativo é também usá-lo como um serviço sobre o local onde o usuário do smartphone está.

"Ele também funciona como uma guia do shopping, informando ao usuário do smartphone a localização de seu carro no estacionamento, a programação dos filmes em cartaz e o catálogo de produtos das lojas", afirma Klaumann.

Pelo app, há também a funcionalidade de validar o ticket de estacionamento pelo celular, completa o diretor.

Atualmente, a solução está em funcionamento no shopping Rio Design Leblon. No entanto, a Linx não deu informações sobre o faturamento da plataforma até o momento, nem o número de pessoas que utilizam a solução.

“O objetivo da tecnologia é oferecer possibilidades de interação e ações de marketing proativas aos empreendedores varejistas, de forma a incentivar o cliente a visitar as lojas, aumentando não só a produtividade dos vendedores, mas também o ticket-médio”, destaca Klaumann.

Com quase 30 anos de mercado, a Linx fornece soluções de gestão para clientes em diversos setores do varejo, como magazines, supermercados, farmácias e lojas de departamentos.

Sediada em São Paulo, a empresa está investindo para fortalecer sua presença no mercado varejista. A Linx tem um histórico de compras batante movimentado, tendo adquirido mais de dez empresas nos últimos cinco anos.