Para iniciar a experiência, bastará dizer a frase: "Ok Google, falar com Natura". Foto: Pexels.
A Natura lançou uma ferramenta de comércio por voz com o Google Assistente desenvolvida pelo Innovation Lab, onde uma equipe interna de inovação digital se dedica a explorar tecnologias emergentes.
Com a ferramenta de voz, será possível realizar a busca por produtos, adicioná-los ao carrinho e finalizar a compra por meio do pagamento via boleto. Para iniciar a experiência, bastará dizer a frase: "Ok Google, falar com Natura".
A partir daí, a ferramenta realiza as conexões com o e-commerce da Rede Natura através de APIs e da ferramenta Dialogflow, uma solução Google Cloud que utiliza inteligência artificial para criar experiências de conversação mais naturais.
Para a Natura, ferramentas ativadas por voz têm vantagens como serem mais simples e rápidas, além de terem potencial inclusivo para diversos perfis de pessoas e não necessitarem do download de nenhum aplicativo para a maioria dos smartphones Android.
Por enquanto, a novidade deve estar disponível apenas em smartphones, mas a marca de cosméticos já estuda expandí-la para outras plataformas, assim como disponibilizar o serviço também em outros países.
"A experiência de comércio por voz é ainda uma ferramenta muito nova tanto para empresas quanto para consumidores. Por isso, nosso foco é seguir ampliando a utilização em nosso negócio, seja acelerando outros caminhos, seja pela criação de novos serviços e experiências para toda a nossa rede e seus diferentes públicos", afirma Agenor Leão, vice-presidente da plataforma de negócios da Natura.