Mark Hurd, CEO da Oracle. Foto: Divulgação.

Em 2025, o mercado de SaaS terá dois grandes provedores de suítes tecnológicas, que concentrarão em suas mãos cerca de 80% do market share. A Oracle quer ser uma destas duas companhias.

Quem fez essa previsão foi Mark Hurd, CEO da Oracle, que se propôs a enxergar o futuro do mercado de cloud, um processo que, segundo ele, começa a se definir agora e passará por transformações decisivas nos próximos dez anos.

"Queremos liderar um processo de transição para a nuvem que vai durar a próxima década, suportando nossos clientes dentro e fora da nuvem", afirmou o CEO durante o seu keynote no Oracle Open World, em São Francisco.

Das outras previsões de Hurd para 2025, o executivo aponta que cerca de 100% dos dados das grandes corporações estarão na nuvem, com camadas de segurança mais avançadas que sistemas militares, por exemplo.

Para o CEO, o desenvolvimento de soluções robustas de segurança na nuvem serão o gatilho para uma migração massiva de aplicações e dados das empresas para fora de suas estruturas internas.

"(Segurança) É uma de nossas prioridades", destacou Hurd.

No que tange a números, Hurd já apontou avanços da companhia em levar projetos de dados e gestão empresarial para a nuvem. A empresa quer fechar o ano fiscal 2015, que termina em maio de 2016, com cerca de 2 mil clientes de ERP cloud, a maioria deles vindo de novos contratos.

Quanto à previsão de consolidação de mercado para 2025, Hurd não falou sobre qual empresas será a provável concorrente neste cenário futuro. Entretanto, o ex-HP aproveitou para provocar.

"Não sei qual empresa será, mas acredito que não será uma companhia fundada por um ex-funcionário da Oracle", disparou Hurd, fazendo menção indireta à Salesforce, companhia fundada por Marc Benioff, que saiu da Oracle. Hoje a Salesforce é a maior vendedora de software em nuvem, com uma receita de US$ 5,4 bilhões, mais de três vezes a meta estabelecida pela Oracle neste segmento para 2015, que é de US$ 1,5 bilhão.

* Leandro Souza viajou a São Francisco para o Oracle Open World a convite da Oracle.