Os drones utilizados nos shoppings são do modelo Phantom II Vision, da DJI. Foto: Divulgação.

A Sonae Sierra Brasil, empresa de shopping centers, está utilizando dois drones para a manutenção e segurança dos seus empreendimentos - um no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, e outro no Passeio das Águas Shopping, em Goiânia. O investimento foi de aproximadamente R$ 8 mil em cada equipamento.

A fornecedora dos equipamentos é a empresa DJI, da China. Os drones utilizados nos shoppings são do modelo Phantom II Vision.

“Atualmente os shoppings que utilizam os drones recorrem ao equipamento em situações pontuais como, por exemplo, no monitoramento externo quando há necessidade de tomadas áreas, vistoria de telhados, situações que exigem imagem em alta resolução, entre outros”, relata Adauto Lopes, gerente corporativo de segurança da Sonae Sierra Brasil.

Para ele, é importante que qualquer anormalidade seja identificada em tempo real. 

“Além de investirmos em processos e treinamentos para a equipe, a tecnologia contribui bastante para termos a informação em um curto espaço de tempo. A utilização de drones auxilia a equipe de segurança a monitorar um perímetro muito maior e em áreas de difícil acesso” afirma.

A Sonae Sierra Brasil conta com 12 empreendimentos no Brasil, em estados como São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

A receita líquida da empresa totalizou R$ 77,1 milhões no segundo trimestre de 2014, um crescimento de 17,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.