Lagoa da Harmonia, em Teutônia, agora coberto pela 3G da Oi. Foto: flickr.com/photos/manfroi

A Oi anuncia a chegada de seu serviço Oi Velox 3G a mais oito cidades no terrítorio gaúcho.

Canguçú, Santa Vitória do Palmar e São Lourenço do Sul (região Sul), Eldorado do Sul (região Metropolitana), Tapejara (região Noroeste), Estrela, Teutônia (região do Vale do Taquari) e Veranópolis (região Serrana) agora contam com o serviço.

Segundo a operadora, até o final do ano a previsão é de que mais 23 novos municípios sejam contemplados, totalizando 78 até dezembro.

Com a ampliação, a Oi chega para concorrer com a Vivo, já presente nas oito cidades, e com a Claro, cujo sinal 3G contempla cinco delas.

Conforme aponta o site do Teleco, a Oi, com suas 55 cidades cobertas pelo 3G, ainda está bem atrás das 127 localidades atendidas pela Claro e pelas 370 com o serviço de internet móvel da Vivo.

TIM ocupa a ultima posição no ranking, com cobertura 3G em apenas 22 municípios.

AMPLIAÇÃO

A ampliação da cobertura faz parte da estratégia de reforço de investimento regional da companhia.

Até o final do ano, a Oi pretende investir cerca de R$ 290 milhões no Rio Grande do Sul, valor 32% superior aos R$ 220 milhões investidos pela companhia no ano passado.  

“A Oi é a empresa que mais cresceu no estado em 2012, com 40,2% de participação no mercado móvel (janeiro a agosto), com mais de 300 mil acessos móveis, e também, nos últimos 12 meses, com 26,9% do mercado gaúcho”, diz o diretor de Operações da Oi na região Sul, Luis Haroldo Iepsen.

De janeiro a setembro de 2012, a Oi instalou 62 novos sites de telefonia celular no Rio Grande do Sul. Desse total, 49 eram de tecnologia 3G e 13 de 2G.

Em todo o país, a operadora instalou 725 sites de telefonia móvel no primeiro semestre: 574 deles de telefonia 3G e 151 de 2G.

Pelos padrões da União Internacional de Telecomunicações UIT, a relação de usuários por antenas mais adequada no Rio Grande do Sul é a da Oi.

No estado, a média de todas operadoras em 2012 é de 3.454 e a da Oi é de 1.800.