Consultoria começou em junho de 2019. Foto: Pexels.

A Service IT, empresa especializada em outsourcing e consultoria na área de TI, realizou o diagnóstico voltado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) na Bem Promotora, companhia dedicada a empréstimos e crédito consignado. 

O serviço foi realizado com o VRA, escritório de advocacia especializado em proteção de dados, com o objetivo de adequar os procedimentos à nova legislação.

Ciente do prazo de adaptação para LGPD, a Bem Promotora procurou o serviço de consultoria no ano passado. 

"Tínhamos algumas dúvidas sobre a abrangência e outros aspectos jurídicos da LGPD. Por oferecermos empréstimos e créditos consignados, precisamos estar bem alinhados com a questão da proteção de dados e da privacidade dos nossos clientes", conta Ricardo Nenê, diretor de TI e inovação da Bem Promotora.

A consultoria começou em junho de 2019, com o levantamento de todos os processos e recursos relacionados à captação e ao armazenamento de dados. 

Foram avaliados como esses dados eram tratados, armazenados e descartados para só então ser definido um plano de ação. A Service IT fez entrevistas e workshops com os colaboradores da Bem Promotora e também automatizou as coletas de dados.

Segundo a empresa, a fase foi importante para ter uma visão completa de quais processos já estavam alinhados com a LGPD e quais necessitavam de maior atenção. 

O diagnóstico contribuiu para quantificar, por exemplo, o uso de softwares em nuvem pelas áreas e a vulnerabilidade de cada solução, além de acelerar o desligamento de alguns servidores com maiores vulnerabilidades e que já estavam no plano de atualização. 

Ao fim do trabalho, as empresas consultoras enviaram um diagnóstico completo com recomendações, pontos fortes e fracos da Bem Promotora nessa questão, além de recomendações. 

Todas essas recomendações foram transformadas em projetos e estes planejados por ordem de prioridade. Alguns já estão em andamento, enquanto outros serão realizados entre 2020 e 2021. 

"Muitas organizações brasileiras ainda veem a LGPD como algo que lhes está sendo imposto, como se fosse um custo sem retorno. O que essas empresas não percebem é que a proteção dos dados dos consumidores demonstra preocupação com a privacidade deles, o que torna sua empresa mais atraente aos olhos do mercado. No fim, todo mundo ganha", afirma Rossano de Souza, gerente de contas na Service IT.

Fundada em 1995, a Service IT tem escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago.

Em seu portfólio, estão soluções de infraestrutura, gerenciamento de serviços, cloud computing e segurança da informação. A empresa trabalha com marcas como AWS, Dell EMC, IBM, Oracle, Palo Alto, PhishX e Sophos.

A Bem Promotora tem 46 unidades espalhadas em 15 estados brasileiros, sendo 21 delas no Rio de Janeiro e 10 em São Paulo.