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Venda de impressoras cai 29%

27/04/2017 17:25

No ano passado foram vendidos 1,8 milhão de equipamentos.

No ano passado foram vendidos 1,8 milhão de impressoras. Foto: Pixabay.

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O mercado brasileiro de impressoras voltou a apresentar queda em 2016 e fechou o ano com vendas 29% menores em relação a 2015, quando já tinha caído 22,8%.

Os dados da IDC Brasil apontam que, no ano passado, foram vendidos 1,8 milhão de equipamentos, sendo 1,4 milhão de modelos jato de tinta (menos 27%) e 400 mil a laser (menos 36,3%). 

Em receita, as vendas totais de 2016 geraram US$ 522 milhões, declínio de 23% na comparação com 2015.

“Como o mercado brasileiro de impressoras já é maduro, o maior volume de compra não é mais para instalação de base e, sim, de renovação. Em 2016, com a crise político-econômica, o consumidor final e, principalmente, as empresas reduziram os investimentos e não trocaram de equipamentos”, diz Sergio Teixeira, analista de mercado da IDC Brasil.

Ainda de acordo com o estudo da IDC, há uma mudança de comportamento do brasileiro em relação à compra de uma impressora, o que tem feito com que muitos fabricantes invistam na melhoria de potência e no aumento da capacidade de impressão. 

“As impressoras tanque de tinta têm sido uma opção para quem busca equipamentos que usam suprimentos mais duráveis e com preços mais acessíveis. Até mesmo as impressoras laser de menor volume (com capacidade de impressão de até 29 páginas por minuto), se tornaram alternativas para o consumidor final e para as pequenas empresas”, ressalta.

Para 2017 a IDC Brasil prevê maior adesão das multifuncionais smart, que são mais indicadas ao mercado corporativo, que exige soluções de captura e transferência de dados para melhorar a produtividade e reduzir custos.

“O brasileiro está mais exigente e buscando soluções que resultem não só em economia. Por isso, os modelos inteligentes devem se destacar”, finaliza o analista da IDC.

Outro destaque para 2017 será a aceleração na adoção de equipamentos tanque de tinta. 

“Apesar do investimento ser um pouco maior para o consumidor final, que vinha pagando menos pelos equipamentos, a conveniência é maior. Alguns modelos com essa configuração chegam a imprimir de 5 a 8 mil páginas”, completa.

Durante todo o ano de 2017, segundo a IDC Brasil, deve ser comercializado 1,5 milhão de equipamentos, 17% menos do que em 2016. Deste total, 1,1 milhão será de jato de tinta e 400 mil de equipamentos à laser, com quedas de 18% e 15%.

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