A Empório do Lazer terá ajuda do UOL para impulsionar seu e-commerce. Foto: Reprodução.

O UOL lançou o Impulso Digital, um reality show para YouTube voltado para empreendedorismo digital. O objetivo do projeto é orientar empreendedores a ter sucesso em seu próprio negócio na internet.

Em formato de série, o Impulso Digital mostrará o dia-a-dia de um empreendedor que já possui um e-commerce, mas que não obtém o resultado esperado. 

Durante o período do reality, Alcyr da Silva Ferreira Neto, responsável pelo Empório do Lazer, terá suporte da equipe de especialistas do UOL e também do mercado, como o mentor In Hsieh (co-fundador da 4vets.com.br e da baby.com.br), Edson Rigonatti (investidor na Astella Investimentos, Itaro Pneus e Dualtec) e Marcelo Marques (co-fundador e co-CEO da Mobly).

“Vender pela internet não é um desafio tão complicado, mas requer disciplina. Por isso criamos o Impulso Digital, para proporcionar ao empreendedor brasileiro um conteúdo completo para que possa administrar melhor o seu negócio online”, diz Bruno Torres, gerente geral de marketing online do UOL.

O Impulso Digital terá duração de 10 meses e mostrará a cada novo episódio o andamento e conquistas desempenhadas pelo empresário paulistano. Cada episódio abordará um tema diferente para ajudar o empreendedor a gerenciar seu negócio.

"Hoje, a loja física paga a virtual. Meu objetivo é que as duas operações se igualem ou o site ultrapasse o ponto fixo", diz o empresário. 

Segundo ele, a loja física vende entre 400 e 500 itens e fatura R$ 160 mil por mês, enquanto o site alcança metade das vendas e da receita mensal do ponto fixo.

Juntamente com cada novo episódio, o projeto oferecerá, mensalmente, conteúdo em diversos formatos, como e-books, infográficos e artigos.

Além da parte estratégica, como gestão, finanças e tecnologia, o Impulso Digital dará dicas para quem deseja ter destaque na internet, com conteúdos que explicam conceitos digitais, como redes sociais e SEO (do inglês, Search Engine Optimization). 

O estilo proposto pelo UOL é comum na televisão americana, em que há programas para “salvar do fracasso” estabelecimentos como bares (Bar Rescue), restaurantes (Kitchen Nightmares), salões de beleza (Tabatha Takes Over) e até estúdios de tatuagem (Tattoo Rescue).