Andrew Keen. Foto: Divulgação, The Next Web/Flickr

Tamanho da fonte: -A+A

O Brasil receberá, de 22 a 24 de agosto, o The Next Web Conference Latin America.

Realizado em São Paulo, o evento é promovido pelo site The Next Web, focado no empreendedorismo de tecnologia. Fundado na Holanda, em 2006, o encontro reuniu 1,2 mil pessoas no ano passado em Amsterdã.

Nesse ano, a conferência também contará com uma edição na Europa e nos Estados Unidos.

Palestrante polêmico
O anúncio foi feito por Patrick de Laive, cofundador da organização, durante o TNW Amsterdã.

Algumas presenças já estão confirmadas, como Patrick de Laive, cofundador do The Next Web, Werner Vogels, CTO da Amazon, e Andrew Keen, autor do “Digital Vertigo” (Vertigem Digital) e “The Cult of the Amateur” (O Culto do Amador).

Polêmico, Keen também é conhecido por suas críticas ao fenômeno da Web 2.0 - termo criado em 2004, fazendo referência a segunda geração de comunidades e serviços da internet.

Sua fama se fez logo ao lançamento de seu livro “O Culto do Amador”, que inauguraria seus pensamentos negativos quanto à revolução tecnológica e cultural que a segunda geração da internet trouxe.

Junto dela, as críticas viriam principalmente dos entusiastas dessa nova geração, que encontram nela um grande crescimento cultural e autonomia intelectual dentro da rede.

A MobMob, startup que atua na criação de experiências que promovem a troca de conhecimento e fortalecem o networking entre influenciadores, é a idealizadora da vinda do TNW ao país.

É o momento
Segundo Anderson Criativo, sócio-fundador da MobMob, o momento econômico do Brasil foi o motivo para a escolha.

“O crescente movimento de startups de sucesso têm alcançado destaque e reconhecimento internacional. A ideia é que em um curto espaço de tempo façamos outras edições pela América Latina”, comenta Anderson Criativo, sócio-fundador da MobMob.

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (ABVCAP), a indústria de Private Equity & Venture Capital deve ter um crescimento de 20% no Brasil, em 2012, em relação ao volume de investimentos e número de empresas investidoras.

A estimativa da ABVCAP é que até junho o setor vai contabilizar de US$ 10 bilhões a US$ 15 bilhões entre recursos movimentados nos últimos 18 meses.

Apenas o BNDES dispõe de 15 fundos de private equity.

Formato europeu
O TNW Conference Latin America acontecerá nos mesmos moldes da edição holandesa.

Desde 2010, a MobMob realiza no Brasil, de maneira independente, o Social Media Day São Paulo, movimento idealizado pelo blog norte-americano Mashable. Em 2011, o evento foi o maior entre as 1,2 mil edições que aconteceram, simultaneamente, em 93 países diferentes.

“Estamos confiantes no sucesso do TNW no Brasil, que simboliza o nosso primeiro passo para a expansão da MobMob ao mercado latino-americano”, acrescenta Criativo.

Nascida em 2009, a MobMob é focada na mobilização de influenciadores ligados a tecnologia, inovação, liderança e tendências.

O The Next Web Conference é considerada a conferência mais influente de Internet da Europa.

A primeira edição ocorreu em 2006 com um respeitável line-up de palestrantes como Kevin Kelly, Kevin Rose e Michael Arrington e desde então se consolidou como o grande evento do setor na Europa. Ocorre anualmente em Amsterdam.