BPM NO SUL

BPM acelera produção de ônibus da Comil

27/04/2012 17:04

João Paulo PrestesFoto: Gláucia Civa

Tamanho da fonte: -A+A

A Comil, fabricante de carrocerias de ônibus com sede em Erechim e faturamento de R$ 550 milhões em 2011, aumentou de 12 para 19 o número de unidades produzidas por dia desde que optou pelo modelo de gestão de processos de negócios (BPM, na sigla em inglês)

Com base na plataforma open source de automação de processos Intalio e consultoria da Projeler, representante gaúcha da ferramenta, a empresa também reduziu o tempo médio de orçamento de cada ônibus de 152 horas para 34 horas.

O projeto de BPM teve início nos primeiros meses de 2010, e hoje abrange até mesmo o chão de fábrica, incluindo cinco linhas de produção.

“Os colaboradores usam iPads para inserir apontamentos no sistema”, conta João Paulo Prestes, coordenador de TI da Comil.

São cerca de 50 iPads que, por ficarem no ambiente hostil das fábricas, foram acondicionados em suportes de ferro, onde aproximadamente 600 colaboradores fazem uso diário das telas, como num “ATM de BPM”, comenta Prestes.

Ao longo de 2012 e 2013, novas fases serão acrescidas ao projeto, incluindo a implantação de uma central de processos e escritório de projetos.

A meta, conforme Prestes, é desvincular a gestão de processos da TI, liberando o setor para trabalhar focado em seu core, mas alimentado pelas bases geradas pelo BPM.

MAIS EM TI
A TI da Comil conta com cerca de 17 colaboradores, entre diretos e terceiros alocados.

No último ano, 1,4% do orçamento geral foi destinado à tecnologia, o que foi aplicado em infraestrutura, com a compra de novos blades e storages HP, além de reestruturação de rede e cabeamento, o que ficou a cargo da porto-alegrense TechDec, com soluções Enterasys.

Outro investimento foi feito em gestão de serviços de infraestrutura, o que envolve todas as aplicações, incluindo o ERP Logix usado desde 2005, e fica a cargo da NetFive, também de Porto Alegre.

EMPRESÃO
Ao todo, a Comil tem três mil funcionários.

Além da matriz em Erechim, a companhia possui um escritório em São Paulo e unidade no México.

No ano que vem, abrirá também uma nova fábrica em Lorena, no interior paulista.

Veja também

BPM NO SUL
Santa Clara economiza com BPM

O ganho foi gerado em função de queda de 33% no desperdício em processos produtivos, entre outros indicadores de gestão da cooperativa gaúcha que reúne 4,4 mil produtores associados das áreas de laticínios e frigorífico.

Comil Ônibus adota Zimbra
A Comil Ônibus, empresa de Erechim-RS, acaba de finalizar a implementação da suíte de colaboração Zimbra. Baseada em software livre, a suíte roda em distribuições Linux e agrega recursos de e-mail, contatos, calendário e tarefas.

O projeto, implementado pela NetFive, envolveu 550 contas e cerca de 400Gb de dados. A etapa de planejamento e testes foi iniciada na primeira quinzena de agosto e o projeto, finalizado em setembro.
Gartner: BPM será gamificado

A chamada gamificação – como é conhecida a estratégia de usar conceitos do mundo dos games para estimular o engajamento às práticas corporativas – vai ser usada por 25% de todos os redesenhos de processo baseados em práticas de BPM.

BPM Soluções distribui BizAgi

A gaúcha BPM Soluções vai vender as soluções de soluções em automação de processos da inglesa BizAgi.

IBGE: censo acelerado com BPM Ultimus

O IBGE a solução Ultimus Adaptive BPM Suite, desenvolvida pela fornecedora global Ultimus para apoiar a modelagem de seus processos de trabalho.

Entre os processos que passaram a ser gerenciados pela ferramenta está o trâmite de expansão da infraestrutura para a realização do Censo 2010.

Para atender aos 5.565 mil municípios, o IBGE passou de 530 agências para 7 mil postos de coleta, contando este ano com pelo menos uma base em cada cidade para suportar os 192 mil recenseadores.

Cryo, BPM e Unimed são ouro na WFMC

A gaúchas BPM Soluções, Unimed Porto Alegre e Cryo Technologies ganharam a premiação ouro para América do Sul e Caribe no Global Awards for Excellence in BPM & Workflow 2010. O resultado foi divulgado nessa quinta-feira.

O case vencedor foi um projeto realizado para a Unimed Porto Alegre no ano passado.

BPM transforma BI em autópsia?

Os avanços proporcionados pelo Business Intelligence começam a ser relativizados pelo avanço dos softwares de Business Process Management.

É o que opina o presidente da Progress Software Brasil, Luiz Cláudio Menezes, em um artigo publicado no Baguete nesta quarta-feira, 01.