Jeferson Stutz.

A Markforged, uma empresa em alta no mercado de impressão 3D, está abrindo as portas no Brasil, com a contratação do primeiro funcionário local.

O contrato é Jeferson Stutz, ex-diretor de alianças estratégicas da PTC, que assume como gerente de canais regionais, com a responsabilidade de montar a operação.

Até agora, a Markforged atuava no país somente por meio da SKA, uma companhia de soluções para manufatura sediada em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, dona de uma negócio significativo de impressão 3D.

“Minha função será trabalhar junto aos nossos parceiros locais no desenvolvimento estratégico, marketing, desenvolvimento de mercado e evangelização de clientes nessa transformação de manufatura”, explica Stutz.

Stutz é um executivo experiente no setor de manufatura, pelo lado da oferta de software de CAD e PLM. Ele entrou na PTC em 2013, depois de uma passagem de 10 anos pela Autodesk, e saiu no final do ano passado, no meio de uma enxugada geral da empresa.

A Markforged está em alta. Em março assegurou mais uma rodada de financiamento, no valor de US$ 82 milhões. Foi a quarta da empresa, que tem entre seus investidores os fundos de investimento da Microsoft, Siemens e Porsche.

Fundada em 2013 por graduados do MIT, a empresa foi pioneira em impressão 3D com fibra de carbono e metal.