45 milhões de pessoas já usaram o Foursquare. Foto: flickr.com/photos/gtps.

O Foursquare contratou a Internet Media Services (IMS), empresa de mídia e marketing, para monetizar sua plataforma ao ampliar suas ferramentas de publicidade para novos mercados.

No final do primeiro semestre a IMS vai atuar em duas regiões: Brasil e México.

Os produtos têm a cobrança de custo por ação, ou seja, quando um usuário interagir com um anúncio até 72h após vê-lo. Para o Foursquare, a taxa de engajamento na ferramenta ultrapassa a de banners publicitários tradicionais e pode ser mensurada pelo anunciante.

Para que as marcas aprendam a lidar com esse produto de publicidade, a IMS fará programas de treinamento para agência e gestores. 

"Um dos objetivos principais do Foursquare em 2014 é expandir suas ferramentas de publicidade para outros mercados em todo o mundo, e estamos contentes de trabalhar com a IMS para a América Latina", disse Steven Rosenblatt, Chief Revenue Officer do Foursquare. 

O interesse da rede no continente é resultado do crescimento anual da internet, telefonia móvel e engajamento de mídia social. 

De acordo com a ComScore, os usuários latinos passam 10 horas por mês conectados a redes sociais, o dobro do restante do mundo.

Além disso, o Foursquare acredita que os grandes eventos que acontecerão nos próximos anos no Brasil abrirão oportunidades para publicidade móvel. 

Em 2012, a IMS atuou como parceira exclusiva do Twitter para vendas de anúncios na América Latina, com exceção do Brasil. No ano passado, o Wase também trabalhou com a companhia e o Spotify contratou a empresa para lançar possibilidades na plataforma de streaming de música.

A IMS tem escritórios em Miami, Brasil, México, Argentina, Colômbia, Chile e Uruguai.

Já o Foursquare foi fundado em Nova York, e tem escritórios em San Francisco e Londres. Desde 2009, cerca de 45 milhões de pessoas usaram a ferramenta para encontrar amigos e estabelecimentos próximos.