Shopping Metrópole. Foto: divulgação.

A Sonae Sierra Brasil, administradora de shoppings em quatro regiões do país, adotou o uso do WhatsApp para se relacionar com os seus clientes.

Pelo app, a companhia disponibilizou um canal para que os clientes realizem consultas, tirem dúvidas e recebam informações sobre os centros de compras, além de recomendações sobre serviços e compra de produtos.

O projeto-piloto foi colocado em prática no final do ano passado no Shopping Metrópole, em São Bernardo do Campo. Devido à boa recepção dos usuários, a partir de março o serviço será expandido para os shoppings Parque D. Pedro, em Campinas, e Uberlândia, na cidade mineira.

Para Laureane Cavalcanti, Gerente Corporativa de Marketing da Sonae Sierra Brasil, o uso de ferramentas digitais na prestação de serviços é uma tendência entre as empresas.

"Os frequentadores de shoppings centers prezam por um atendimento rápido e com qualidade. Por isso, temos consultores treinados para responder aos clientes de forma ágil e com uma linguagem apropriada ao canal", afirma.

Conforme informações da Sonae, dos clientes participantes do projeto-piloto, 45% eram mulheres e 55% homens, sendo que, 47% usaram o serviço para tirar dúvidas e 24%  realizaram consultoria de compras.

OUTROS PROJETOS

Além do atendimento via WhatsApp, os shoppings da Sonae estão testando outros projetos na área de tecnologia. O Shopping Plaza Sul, em São Paulo, criou o Cardápio Digital para facilitar e agilizar os pedidos dos clientes, integrando restaurantes da praça de alimentação em um único aplicativo e incluindo pagamento via celular.

Outra novidade é o desenvolvimento de um app de informações para os clientes de seus shoppings. Por meio da ferramenta os clientes podem localizar as lojas, consultar os filmes em cartaz nos cinemas e pagar o estacionamento.

Os aplicativos, disponíveis para Android e iOS, fazem parte do projeto SSB Digital Experience, que tem o objetivo de associar tecnologia às experiências de compras, conveniência e serviços aos clientes dos shoppings da Sonae.

Atualmente, a empresa é proprietária de 10 shopping centers em operação, nas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Franca, Campinas, Manaus, Uberlândia, Londrina e Goiânia. Além disso, ela administra mais dois shoppings de terceiros, um em Santa Bárbara d'Oeste e outro em São Paulo.