Ferramenta consiste em uma senha de quatro dígitos que é mostrada no app. Foto: Luciana Aith.

A Uber anunciou que a checagem de viagens via PIN ou código de verificação, recurso lançado pela empresa em novembro de 2019, vai chegar ao Brasil nos próximos dias.

De acordo com a companhia, a ferramenta consiste em uma senha de quatro dígitos que é mostrada no app do usuário. Ela precisa ser dita ao motorista para que este último possa iniciar a viagem no aplicativo. 

O objetivo é confirmar que ambos estão na viagem correta e o recurso pode ser ativado pelos usuários no aplicativo, por meio da opção Confira Sua Viagem.

“Temos um time de especialistas que trabalha diariamente para desenvolver recursos que possam trazer mais tranquilidade para usuários e motoristas parceiros. Continuamos focados em trazer ainda mais inovações para a América Latina ao longo de 2020", afirma Marcello Azambuja, diretor do tech center da Uber no Brasil.

Na mesma ocasião em que o recurso foi anunciado, a Uber afirmou que está trabalhando para que esta senha possa ser transmitida automaticamente no futuro, através da tecnologia de ultrassom.

Trata-se de uma onda eletromagnética que o celular emite e o microfone consegue gravar, substituindo o PIN de uma forma automática, apenas com a proximidade dos aparelhos. O recurso está sendo desenvolvido no tech center de São Francisco.

Outras funcionalidades de segurança confirmadas pela Uber já começam a ser implantadas gradativamente neste ano. 

Entre elas, estão a checagem de rota, a gravação do áudio das viagens, o scan de documentos, a selfie com movimento e a possibilidade do relato de problemas ainda durante o trajeto.

O Brasil é o segundo maior mercado da Uber, representando 8,5% da receita global da companhia. 

São 22 milhões de usuários ativos no país, que têm o app instalado e estão realizando viagens continuamente, além de 600 mil motoristas e mais de 2,6 bilhões de viagens realizadas em cinco anos.