Atos instala centro de operações tecnológicas no Rio. Foto: divulgação.

A Atos, multinacional de serviços digitais, inaugurou nesta quinta-feira, 26, o seu Centro de Operações Tecnológicas (TOC) para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

O Centro de Operações de Tecnologia supervisionará todos os 144 locais Olímpicos de competições e de não-competições, monitorando e controlando os sistemas de TI que permitem a condução dos jogos enviando os resultados das competições para a mídia mundial em tempo real.

A partir de 25 de julho de 2016, o TOC operará com plena capacidade de 500 Business Technologists ocupando 187 posições para gerir e monitorar os sistemas e a infraestrutura de tecnologia 24 horas por dia, sete dias por semana.

Essa infraestrutura inclui segurança, telecomunicações, energia e os sistemas de resultados. Ela contará com uma equipe combinada, composta pelo time de tecnologia do Rio 2016 e pela Atos, que está atuando em conjunto com diversos parceiros de tecnologia, como Cisco, Panasonic, Samsung, Embratel e outras.

Por exemplo, a Atos fornece os sistemas que transmitem os resultados para uso na televisão, na Internet e em múltiplos aparelhos, o portal que possibilita o recrutamento e treinamento dos 70 mil voluntários no evento e a solução que processa 400 mil credenciais para os envolvidos nos jogos.

O TOC da cidade-sede será apoiado remotamente por um centro de operações permanente da Atos na Espanha, modelo operacional na forma de Software como Serviço (SaaS) que será replicado em edições seguintes das Olimpíadas.

"O TOC será reutilizado em Jogos futuros e, assim, aumentará a eficiência e reduzirá os custos. Nos Jogos do Rio, uma equipe de 150 Business Technologists dará suporte na Espanha", afirmou a multinacional em nota.