GESTÃO

Quantiq implementa S/4Hana

26/10/2018 12:50

Quantiq fez uma mudança geral. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Quantiq, empresa de distribuição de produtos químicos controlada pela holding GTM, contratou a Accenture para um projeto de implementação do sistema de gestão S/4Hana, da SAP.

O projeto também contou com a participação da EZ4, contratada para realizar a integração entre o ERP da SAP e o software de Comércio Exterior fornecido pela Totvs.

Até janeiro de 2017, a Quantiq era parte da petroquímica Braskem, que vendeu a distribuidora por R$ 550 milhões para a GTM.

Com a mudança de controle, a empresa passou por uma reavaliação da tecnologia utilizada internamente. Na época da Braskem, era utilizada uma versão anterior do ERP da SAP, o mesmo utilizado no grupo.

O projeto de adoção do S/4Hana teve nove meses de duração, com o go-live realizado no dia 1º de agosto.

“Avaliamos opções de sistemas de desembaraço aduaneiro nativos SAP, mas a customização necessária seria grande e com alto custo para consultoria. Então verificamos também as ferramentas específicas de comércio exterior da Thomson Reuters e da Totvs”, relata Jessé Gusmão, gerente de TI da Quantiq.

O S/4Hana é utilizado em toda a operação, para áreas como fiscal, controladoria, logística, gestão de armazéns e outras.

Para o comércio exterior, a ideia foi buscar uma ferramenta com abrangência local e que possa atender, no futuro, às demais unidades do grupo no mundo. O objetivo principal do software é auxiliar na gestão dos processos de importação e exportação, integrando os processos com os demais módulos do ERP.

A EZ4, focada na implementação de soluções Totvs, realizou a contextualização do sistema como, a instalação, a capacitação, as melhorias e o suporte técnico a solução.

A Quantiq possui um portfólio com mais de 1 mil produtos, divididos entre industriais, especialidades e customer solutions. 

Com 390 funcionários, a empresa tem matriz em São Paulo e centros de distribuição e escritórios nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. 

A empresa é controlada pela GTM, que soma mais 1 mil funcionários no mundo. O grupo atua em 11 países: Brasil, México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador e Peru, além de possuir escritórios de compras nos Estados Unidos e China e representação comercial na Coreia do Sul.

Veja também

SAP
Farmoquímica troca SQL por Hana

A empresa está em fase de migração de seu ambiente de TI para a nuvem.

ESTRATÉGIA
Meta: SAP chega a 60% da receita

O restante da receita é dividida entre os segmentos de estratégia, operações e software.

INOVAÇÃO
Braskem tem desafio para startups

A empresa busca propostas para áreas como manutenção preditiva, gestão de estoques e realidade virtual.

DOCUMENTOS
União Química adota SE Suite

Hoje a ferramenta gerencia processos e mais de 3 mil documentos na organização.

VIAGENS
Grupo Pão de Açúcar usa SAP Concur

A SAP comprou a Concur por uma bolada de US$ 8,3 bilhões em 2014.

 

SAP
Herc adota S/4HANA com ITS

A empresa decidiu mudar o ERP e informatizar a área industrial.

RH
SAP avança em igualdade

A SAP Brasil acaba de avançar um degrau na certificação de igualdade de gênero no trabalho EDGE.

SAP
Concur fechou 20 contratos no Brasil

Entre os clientes conquistados estão Taesa, Grupo Pão de Açúcar e CPFL Energia.