DESENVOLVIMENTO

Visa mira pagamento em blockchain

26/10/2016 15:18

O sistema é fruto de uma parceria com a Chain, empresa de blockchain. 

A Visa firmou uma parceria com a Chain, empresa de blockchain. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Visa está em fase de desenvolvimento de um sistema de pagamento e transferência de fundos em tempo real entre bancos e empresas a partir de uma parceria com a Chain, empresa de blockchain. 

De acordo com o TIInside, a Chain é uma startup de tecnologia na qual a Visa tem participação e que reúne várias empresas por meio de uma rede para o registro de movimentação e transações financeiras, baseada na tecnologia blockchain, cuja aplicação mais popular é a moeda digital bitcoin.

A previsão é que a Visa B2B Connect, como é chamada a nova solução, chegue ao mercado no próximo ano para concorrer com a rede Swift, que hoje domina as movimentações internacionais de grandes quantidades de dinheiro entre bancos em nome de empresas. 

A Swift enfrenta a concorrência da Ripple e de outras companhias que utilizam a tecnologia blockchain.

O blockchain funciona por meio da criação de "registros" públicos permanentes de todas as transações.

A Visa B2B Connect irá funcionar como uma infraestrutura de "registros públicos" permanentes de todas as transações, emitindo notificação em tempo quase real e a finalidade do pagamento, com um sistema de blockchain privado autorizado.

A infraestrutura de blockchain será responsabilidade da Chain, que irá apoiar a nova oferta, com a Visa respondendo pelo gerenciamento do sistema.

Hoje a Visa possibilita pagamentos com cartões para as empresas, que os utilizam para pequenas compras, tais como despesas de empregados. 

Com o software da Chain, denominado Chain Core, o sistema da Visa vai permitir que as empresas e os seus bancos transfiram altos valores entre si diretamente, em vez de enviar uma mensagem para cada transação através de intermediários, como bancos correspondentes, para transferir o dinheiro.

"Dessa forma, os pagamentos podem ser feitos em tempo real, de maneira muito parecida como um cartão de crédito ou cartão de débito faz uma transação de forma instantânea entre o consumidor e o comerciante", explica Jim McCarthy, vice-presidente executivo para a inovação e estratégicas de parcerias da Visa.

Veja também

INOVAÇÃO
Bradesco adere a consórcio de blockchain

A instituição se junta ao Itaú, primeiro banco da América Latina a participar do consórcio R3.

PAGAMENTO
SAP colabora com transação em blockchain

ATB Financial e o ReiseBank realizaram o primeiro pagamento internacional com blockchain. 

BRASÍLIA
Microsoft abre centro de transparência

O espaço foi construído para atender a necessidades de segurança do setor público.

PAGAMENTOS
Adyen passa a atuar como adquirente

O modelo de adquirência da Adyen conta com a parceria do Banco Bonsucesso. 

ACELERAÇÃO
Visa busca fintechs com Startup Farm

O projeto inclui empresas de áreas como pagamentos, seguros, investimentos, entre outras.