Hackathon quer destravar Porto Alegre. Foto: Pixalab.

A DBServer, fábrica de software sediada em Porto Alegre, vai promover um hackaton com a Kony, multinacional especializada em mobilidade corporativa, nos dias 5 e 6 de novembro no Tecnopuc, parque tecnológico da PUC-RS na capital gaúcha.

O foco são aplicativos que resolvam problemas da mobilidade urbana. O evento é focado em programadores, desenvolvedores, designers e outros profissionais. AS inscrições estão abertas até 3 de outubro.

Os protótipos de apps serão criados com a ferramenta Kony Visualizer, que oferece um ambiente integrado e intuitivo de design visual para desenvolvimento de apps que executam em todas as plataformas (smartphones, tablets, wearables e desktops). 

O evento visa estimular o desenvolvimento da abordagem de design thinking na concepção de aplicativos web ou mobile.

São cinco etapas. Na primeira, os participantes assistem a uma apresentação sobre a transformação social causada pelas smart cities, o cenário dos apps em Porto Alegre, problemas e oportunidades. 

Após, são introduzidos ao Kony Visualizer. Antes de iniciar o desenvolvimento do protótipo, o Workshop Design Thinking oferecerá um processo criativo que pensará as soluções para o desafio da hackatona. 

Para a prototipação da ideia, deverão ser elaboradas mínimo 4 telas, wireframe e wireflow do sistema. Por último, as equipes fazem suas apresentações. Aquelas que ficarem em 1° e 2° lugares recebem uma premiação da Kony.

A iniciativa tem o apoio da Crialab, Unilab, Microsoft Inovation Center PUC-RS, AGES, Facin PUC-RS e PUC-RS.