GRADUAÇÃO

UPF tem Engenharia de Computação

26/09/2014 17:13

A UPF atende a mais de 22 mil alunos e oferece 60 cursos de graduação.

A UPF atende a mais de 22 mil alunos e oferece 60 cursos de graduação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Universidade de Passo Fundo (UPF) passa a oferecer, a partir do próximo vestibular de verão, o curso de Engenharia de Computação.

A graduação terá formação em áreas prioritárias ao desenvolvimento regional, corpo docente atuante na área com a titulação de mestres e doutores. O curso utilizará a infraestrutura e a expertise do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg) e da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), unidades parceiras na oferta.

O curso terá duração de 10 semestres e aulas no turno da tarde e aos sábados pela manhã.

Rafael Rieder é o professor coordenador da comissão de criação do novo curso. 

Ele destaca a consolidação do Polo de Exportação de Serviços de Software, a instalação de empresas de desenvolvimento de sistemas e a criação do parque tecnológico UPF Parque como demostrações de novas oportunidades na região da universidade. 

“Nesse contexto, o engenheiro de computação da UPF estará preparado para atender as demandas que envolvam o desenvolvimento de sistemas de computação com forte integração entre software e hardware, em áreas como a agricultura de precisão, automação industrial, automação comercial e computação aplicada na saúde”, explica Rieder.

O bacharelado em Ciência da Computação da UPF que tem 30 anos de história e já formou cerca de mil profissionais. A universidade também oferece o mestrado profissional em Computação Aplicada, que iniciou em 2014 e é o primeiro nesta modalidade no Rio Grande do Sul.

O Vestibular de Verão da UPF está marcado para 15 de novembro. O edital com todas as informações sobre o processo seletivo deve ser publicado nos próximos dias.

A UPF atende a mais de 22 mil alunos, conta com mais de 1,1 mil professores e 1,2 mil funcionários.

A universidade oferece 60 cursos de graduação, 58 cursos de  especialização, 13 cursos de mestrado, quatro cursos de doutorado e dez estágios pós-doutorais.

Veja também

ENSINO
Ranking Folha tem menos universidades do Sul

Das 192 instituições listadas pelo jornal, 44 delas são da região sul, uma queda em relação às 46 instituições listadas em 2012.

CIOs
Nova liderança no GTISul

Artur Wendling, da Kozma, é o novo presidente.

RANKING
Seis universidades do Sul entre as melhores

UFRGS, PUC-RS, UFSC, UFPR, UEL e UFSM estão no QS World University Ranking 2014.

STANFORD
USP e Unicamp aderem à Coursera

A Coursera disponibiliza mais de 700 cursos de instituições de ensino de todo o mundo. 

EDUCAÇÃO NA NUVEM
Uninove: Office 365 para 150 mil alunos

Estudantes de cinco campi e de unidades no interior terão acesso gratuito à solução na nuvem.