PASSAPORTE

Aeroporto de Guarulhos implanta e-gates

26/09/2014 10:23

Os portões eletrônicos reduzem o tempo da inspeção de passaporte realizada pela Polícia Federal.

Os e-gates permitem o acesso à área de embarque sem a necessidade de um agente da PF. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

Em uma iniciativa inédita no Brasil, o GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, passa a contar, neste mês, com portões eletrônicos de controle automatizado de passaporte brasileiro. Também conhecidos como e-gates, os portões eletrônicos agilizam o processo de inspeção de passaporte realizado pela Polícia Federal, reduzindo o procedimento de três minutos, em média, para apenas 30 segundos.

Os e-gates são equipados com sistemas que permitem checar as informações do passaporte brasileiro - que possui chip eletrônico - e fazer o reconhecimento biométrico-facial do passageiro. 

Uma vez confirmado que o documento é autêntico e a pessoa é a titular do passaporte, os portões se abrem automaticamente, permitindo o acesso à área de embarque sem a necessidade de um agente da PF. 

Todo o processo é controlado remotamente pela Polícia Federal, que poderá intervir caso ocorra alguma situação anormal. 

Os passageiros que não possuem o novo passaporte e menores de 18 anos precisam realizar o procedimento normal pelo guichê de atendimento da Polícia Federal.

Inicialmente, a tecnologia estará em funcionamento em operação assistida pela Polícia Federal no Terminal 3, com três equipamentos no embarque e seis portões no desembarque. 

No Terminal 2, estão instaladas três unidades no embarque do TPS2 e, depois, quatro no desembarque do mesmo terminal, totalizando 16 e-gates em todo o aeroporto.

A previsão é que os equipamentos estejam totalmente operacionais a partir do dia 2 de janeiro de 2015.

Em agosto, o aeroporto também concluiu a instalação dos portões eletrônicos de controle de acesso de passageiros à área de embarque nos Terminais 1, 2 e 4.

Até julho, a tecnologia estava funcionando apenas no TPS3, inaugurado em maio deste ano. A estimativa da Concessionária é que o fluxo de passageiros no controle de acesso seja de 15 a 20% mais rápido. Ao todo, foram instalados 11 equipamentos, além dos cinco que estão em operação no TPS3.

Com a conclusão do projeto, o GRU Airport passa a ser o primeiro aeroporto da América do Sul a instalar os portões de controle de acesso, também conhecidos por Bar Coded Boarding Pass (BCBP). 

O sistema já foi implantado em alguns dos aeroportos mais movimentados do mundo, incluindo Changi Airport, em Singapura, Gatwick Airport, em Londres, Aeroporto de Hanói, no Vietnã, e no Aeroporto Internacional de Hong Kong.

O novo sistema permite checar os bilhetes de embarque dos passageiros por meio de scanners de código de barras 2D, liberando automaticamente os passageiros à área de embarque. 

Caso a pessoa esteja no portão errado, o sistema trava o acesso. Além disso, o sistema auxilia na análise do fluxo de passageiros nos pontos de verificação de segurança, indicando se há necessidade de mais atendentes na área, bem como faz a contagem de validação de passageiros para as companhias aéreas. 

No dia 6 de fevereiro de 2012, o consórcio formado pelas empresas Invepar (Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A.) e ACSA (Airports Company South Africa) foi anunciado o vencedor do leilão de concessão do Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior do País, com movimento de cerca de 36 milhões de passageiros em 2013. 

Com a assinatura do contrato foi formada a Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., com 51% das ações pertencentes à Grupar (grupo Invepar e ACSA) e 49%, à Infraero. Dos 51% da iniciativa privada, a Invepar tem participação de 90% e a ACSA, de 10%.

Veja também

POUSOS E DECOLAGENS
Aeroporto de Joinville fechará menos

Em 2012, o aeroporto de Joinville liderou a lista dos mais fechados no Brasil, com 163 fechamentos.

SEGURANÇA
EUA proíbe dispositivos sem bateria em voos

Agentes de segurança do aeroporto poderão pedir aos passageiros que liguem seus aparelhos.

SMARTPHONES
Air France: NFC para embarque

Ao longo dos próximos seis meses, o aplicativo Touch & Pass será testado por passageiros.

EXPANDINDO
TAM planeja entrada nos vôos regionais

Plano é atrair passageiros com tráfego em cidades do interior, com aeroportos menores.

VIAGEM
Azul vende passagens para os EUA

Empresa lança operação internacional com preço promocional de R$ 1,5 mil para ida e volta.

AVIAÇÃO
Cliente Gol despacha a própria mala

O projeto-piloto foi implementado no Aeroporto de Congonhas na primeira semana de setembro.

PLANOS
Governo deve privatizar 3 aeroportos em 2015

Governo espera faturar R$ 2,976 bilhões com as outorgas dos terminais de Curitiba, Recife e Cuiabá.

COMPRAS NO EXTERIOR
Receita reforça fiscalização de voos

Na chegada dos voos, fiscais já saberão a profissão do passageiros, os lugares visitados e a frequencia das viagens.