Produto da Tercek permite acessar melhor o transporte público. Foto: flickr.com/photos/markhillary/

A Palfinger, multinacional austríaca de sistemas hidráulicos, comprou a Tercek Usinagem de Precisão, fabricante de elevadores automotivos elétricos sediada em Caxias do Sul.

Não foi revelado o valor do negócio. É a segunda compra da Palfinger na cidade: em 2001, a empresa comprou a fabricante de guindastes articulados Madal, que em 2003 mudou o nome para Madal Palfinger.

O produto desenvolvido pela Terek foi criado em  parceria com a ITEC - Incubadora Tecnológica da UCS durante três anos e mais de 4 mil horas por  uma equipe de engenheiros, designers, tecnólogos em automação e projetistas.

Batizado de Líbero, o elevador pesa menos de 180 kg, é silencioso, não suja o veículo e quase não exige manutenção.

É o elevador automotivo mais leve já fabricado no Brasil, o que contribui com a otimização do consumo de combustíveis, pneus, freios, lubrificantes e suspensão.

“A aquisição da Tercek é um  valioso passo para o nosso crescimento na América do Sul, que é um mercado em expansão”, diz Herbert Ortner, CEO da Palfinger AG.

O mercado para o Líbero está em expansão: a partir de 2014, todos os ônibus municipais serão legalmente obrigados a estarem equipados com um elevador que auxilie passageiros com mobilidade reduzida.

No Brasil, o mercado de ônibus tem registrado crescimento de aproximadamente 8% nos últimos anos, e a tendência é que essa taxa se eleve ainda mais, em virtude da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.