Mozilla quer emplacar Firefox OS na Índia. Foto: divulgação.

A Mozilla, famosa por ser a desenvolvedora do browser Firefox, agora está com o mercado de smartphones da Índia na mira para levar um novo (e barato) produto, com um telefone celular por apenas US$ 33.

O produto da Mozilla é um smartphone web, que roda com o Firefox OS e conta com cerca de mil apps disponíveis, uma oferta limitada perto do ecossistema de mais de 1,3 milhão de aplicações que o Android conta.

Segundo o Business Insider, a manobra da companhia é uma medida agressiva para bater de frente com outros competidores no mercado de telefones de baixo custo, como a chinesa Xiaomi e Google, que anunciou planos de lançar um celular Android de US$ 100.

Segundo analistas do Business Insider Intelligence, a Samsung é a mais ameaçada pelo movimento, que tem 29% do mercado de celulares na Índia, entre modelos mais baratos e premium.

A Apple também é uma das empresas ameaçadas pela Mozilla, já que recentemente entrou no mercado indiano com o iPhone 4, vendendo o aparelho como um dispositivo de entrada, por US$ 245.

Para a Mozilla, o mercado asiático é uma oportunidade única para dar tração aos planos de levar seus sistemas aos dispositivos móveis. Diferentemente do mercado ocidental, nos países orientais, a disputa é por preço, um ponto em que os baratos celulares Firefox OS pode ser competitivo.

Acordos com fabricantes asiáticas previam aparelhos a parte de US$ 25. Para Jane Hsu, diretora de produto da Mozilla, a companhia quer emplacar celulares de preço baixo para estabelecer uma margem de mercado.

"Estamos mirando para ver se conseguimos alcançar uma fatia de mercado de 1% nos smartphones, e este será um bom começo. Não sabemos quando será isso, mas é nosso objetivo", destacou Hsu.