Projeto envolveu 35 profissionais da Brasoftware e 80 do grupo Algar. Foto: Divulgação.

O Grupo Algar, que abriga nove companhias de diferentes atuações nos setores TIC, agro, serviços e turismo, adotou o Office 365 Enterprise, da Microsoft, em seu parque tecnológico. O grupo contratou a Brasoftware para executar a implementação da solução.

O projeto começou em agosto de 2013 e levou dez meses para ser concluído. No total, mais de 12 mil contas de e-mail foram migradas para o Office 365 e 10 Portais Intranet de Colaboração foram criados. O projeto afetou 24 mil funcionários, que passaram a acessar o conteúdo disposto nas plataformas.

O trabalho contou com o envolvimento de mais de 35 profissionais da Brasoftware e 80 pessoas do grupo Algar. 

Além disso, a empresa Zillion Tecnologia, em Uberlândia, atuou em conjunto com a Brasoftware oferecendo suporte regional e com a WebCarioca no desenvolvimento dos Portais de Colaboração das empresas do grupo.

Antes desse projeto, o Grupo atuava com um ambiente totalmente híbrido, em que cada uma das nove empresas era independente para escolher sua tecnologia de e-mail, mensageria e intranet. 

A falta de uma solução padronizada prejudicava o fluxo de comunicação entre os funcionários e a empresa, uma vez que as plataformas utilizadas não eram compatíveis entre si. 

Tal realidade também onerava os custos do grupo com a aquisição de licenças de software de diferentes fabricantes, hardwares, infraestrutura e todos os recursos necessários para manter em funcionamento as plataformas de TI.

Após analise das ferramentas disponíveis no mercado, o Comitê Corporativo de Tecnologia do Grupo Algar recomendou o Office 365 Enterprise - que inclui as soluções Exchange, Lync e Sharepoint.  

Segundo Eduardo Sukarie, diretor comercial da Brasoftware, a empresa optou por uma solução disponível 100% na nuvem, a fim de obter maior escalabilidade, facilidade de gerenciamento e redução de custos. 

Para que todos os funcionários pudessem explorar todos os recursos da nova tecnologia de colaboração, a Brasoftware promoveu treinamentos online para mais de 24 mil colaboradores. 

A área de TI responsável pelo manuseio, gerenciamento e administração também foi capacitada pelo time da Brasoftware. Houve ainda um workshop específico sobre o Sharepoint destinado às equipes de marketing responsáveis por gerenciar o conteúdo dos Portais de Colaboração de cada empresa.

Por meio dos programas Sharepoint e Lync, a solução Office 365 Enterprise, transformou os serviços de intranet e mensageria do grupo. 

Antigamente, apenas a Algar Tech e Algar Telecom contavam com um serviço de intranet, após o Office 365, todo o conteúdo disponível na Intranet das duas empresas foi migrado para o Sharepoint.  

Antes da nova solução, o Grupo não contava com um serviço de intranet corporativo que abordasse os interesses comuns da companhia. Dessa forma, foi criado um Portal de Colaboração Institucional, que recebeu o nome de AlgarNet, e as demais frentes de negócios passaram a contar com uma intranet própria.

Apesar de atuar com uma plataforma de e-mail profissional, as empresas do Grupo não contavam com uma comunicação corporativa instantânea entre os usuários. Com adoção do Lync, os associados passaram a ter maior interação por meio de mensagens instantâneas de texto, voz e vídeo.

A AlgarNet passou a ser o principal ponto de comunicação da companhia por centralizar todas as informações, seja em relação a questões administrativas e de escopo de trabalho, notícias sobre as empresas, compartilhamento de melhores práticas, resultados, troca de conteúdo e conquista de novos clientes.

O Grupo Algar tem negócios diversificados, desde a produção de soja até um parque aquático, passando por venda de produtos de consumo no Nordeste. Em 2013, a empresa faturou R$ 3,7 bilhões.

Fundada em 1987, a Brasoftware comercializa soluções de empresas como Microsoft, Symantec, McAfee, Citrix, Adobe, CA, Corel e Autodesk. Nos últimos cinco anos, a companhia registrou crescimento superior a 20% ao ano. Petrobrás, Claro, Cielo, Editora Abril, Embratel, Serasa Experian e Tam são alguns dos clientes da empresa.