Adidas usa Bi da MicroStrategy. Foto: divulgação.

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A Adidas, em um esforço para melhorar a forma como responde às tendências de compra de seus clientes, adotou a solução de análise da MicroStrategy integrada ao SAP Hana, plataforma de computação in-memory baseada na nuvem.

Com a solução, o plano da fabricante de materiais esportivos é converter os antigos relatórios financeiros em algo que ajude a prever o que vai acontecer no mercado, do que os consumidores gostarão e o que influenciará o consumidor no que diz respeito às suas decisões de compra.

Para isso, a empresa consolidou quatro centros de dados em uma única plataforma em ambiente SAP Hana, que se conecta a bancos de dados tradicionais e também a outros conjuntos de dados fundamentais encontrados em clusters do Hadoop, assim como informações de clientes que a empresa absorve em sua plataforma de CRM.

A Adidas utiliza a solução analítica da MicroStrategy como o front-end para essa plataforma consolidada sobre a camada de dados.

Segundo Michael Voegele, VP global de TI e chefe de arquitetura corporativa do Grupo Adidas, o sistema é capaz de obter mais insights de concorrentes a partir da web, combinados com nossas informações colhidas por meio de sistemas de back-end e outros ambientes.

"Computação in-memory, Internet of Things, utilizamos tudo isso para criar um big data estratégico e gerar insights acionáveis. Isso é o que enxergamos como parte de uma solução capaz de nos aproximar de nossos consumidores", explica Voegele.

O executivo explicou que a empresa queria alcançar uma abordagem mais veloz e entregar insights para seus parceiros de negócios, por isso procurou prover seu conteúdo global com recursos de BI self-service, o que lhes permite criar seus próprios dashboards. A empresa também priorizou disponibilizar suas análises em plataformas móveis.

"Temos 50 mil funcionários em 110 países, vendemos 650 bilhões de produtos por ano e temos mais de 150 mil pontos de contato com os consumidores através do varejo, e-commerce e atacado. Claramente vemos o BI como a base para entender cada consumidor. A ideia é que, no final do dia, isso nos ajude a chegar mais perto de nossos consumidores”, finaliza.