Marcelo Morem e Cláudio Carvalho. Foto: Divulgação.

O Seprorgs, em parceria com as consultorias Mextres e Carvalho & Anschau, lançou o programa Venda Mais & Gaste Menos (VMGM).

A iniciativa envolve ações voltadas ao desenvolvimento das pequenas e médias empresas de TI associadas à entidade para que adotem melhores práticas de gestão de vendas e finanças, além de profissionalizar suas equipes.

O VMGM vai contar com palestras, workshops, mentoria, dicas via newsletter, artigos e redes sociais, além de uma análise promovida pelos consultores sobre as tendências para 2017, apontando possíveis oportunidades e desafios para as companhias participantes. 

A ideia surgiu das experiências que os consultores responsáveis pelo VMGM, Cláudio Carvalho e Marcelo Morem, tiveram a partir da identificação de dúvidas ao longo das seções de mentoria realizadas no Seprorgs. 

Eles relatam que as principais demandas giravam em torno do enfrentamento da crise econômica.

“Na indústria digital, vivemos um ciclo virtuoso de mais de uma década que não obrigava as empresas as serem proativas em vendas, nem tão cuidadosas em finanças. Este ciclo acabou e agora vamos conviver com a recessão até 2018, pelo menos. Neste cenário, observamos que muitos empresários não estão preparados”, analisa Morem.

Morem possui MBA executivo em marketing com especialização em gestão de pessoas pela ESPM. Ele já atendeu projetos em empresas como Bradesco, Embraer e Telefônica. 

Já Carvalho é pós-graduado em controladoria pela Unisinos e em finanças pela PUC-RS, com MBA em gestão comercial pela FGV. Ele atuou como executivo financeiro em companhias como Safe Park e Watermelon Group. Já atendeu a empresas como Brivia, e21, W3haus e outras.

Com o VMGM, os consultores esperam mostrar alternativas em meio à competição acirrada que a instabilidade econômica geral, além da necessidade de controlar e até mesmo cortar custos e despesas para garantir a saúde financeira das empresas. 

Assim, o programa trata do controle de custos e gastos em todas as atividades de uma companhia: produção, desenvolvimento, suporte, administrativo e venda. 

“De um modo geral, as empresas não conhecem corretamente as suas estruturas de custos e despesas, elas também têm hábito de subestimar os pequenos gastos, deixando de considerá-los na sua formação de preço. Isto tem um impacto importante que pode significar a diferença entre ter lucro ou prejuízo no ano”, salienta Carvalho.  

O programa contará com uma palestra sobre vendas nos próximos dois meses e há workshops com o tema “Gestão de Vendas - Implantando uma operação de ponta a ponta” programados para agosto em Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria. 

Ao fim do programa, os participantes receberão um Reporte de Maturidade, realizado por meio de pesquisa online com os associados e contendo o mapeamento da qualidade de gestão de vendas e finanças.  

Durante o VMGM serão trabalhados aspectos como carteira de clientes, relacionamento, negociação, gestão comercial e financeira, políticas de crédito, identificação de custos, homologação de fornecedores, entre outros.

Para associados do Seprorgs, o programa é gratuito. Já para não associados o valor da inscrição é de R$ 450. 

O Seprorgs tem cerca de 300 organizações associadas e representa as empresas gaúchas do ramo de informática. Com sede em Porto Alegre, o sindicato está presente também no interior do Estado, com escritórios em Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria.