Postagens sobre a Copa são analisadas. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A IBM Brasil está usando inteligência cognitiva para fazer a análise de sentimento das postagens públicas em redes sociais durante a Copa do Mundo. 

A IBM espera analisar 50 milhões de postagens durante as 64 partidas. Parte dos dados analisados está disponível na aba “termômetro social” do aplicativo de segunda tela da TV Globo, disponível em iOS e Android

A tecnologia, desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisas da IBM no Brasil em 2013, já foi aplicada em setores como finanças, marketing e entretenimento. Sua missão é ajudar empresas a tirarem insights valiosos da avalanche de informações geradas em redes sociais.

Com a associação da análise de dados e tecnologias de processamento de linguagem, a IBM  é capaz de criar percepções instantâneas sobre a opinião pública. Com os insights em mãos, empresas podem compreender o sentimento do público sobre sua marca, produto ou serviço, podendo aperfeiçoá-los ou até desenvolver novos de acordo com o desejo de seu consumidor. 

Essa análise também pode direcionar de forma mais assertiva uma campanha de marketing, por exemplo, e até mostrar a necessidade de um novo posicionamento por parte da organização. 

No caso da Copa, estão sendo analisados todos os posts em redes sociais escritos em português (dentro e fora do Brasil), determinando qual o sentimento – positivo, neutro ou negativo - associado a cada um dos jogadores, técnicos e a situações inusitadas que acontecem antes, durante e depois dos jogos. 

A partir desse levantamento, são geradas estatísticas e gráficos que ilustram os comentários sobre os temas mais discutidos na rede. 

 “A explosão de dados nas redes sociais tem se tornado uma verdadeira mina de ouro para as empresas. Consumidores são cada vez mais influentes formadores de opinião, pois compartilham suas experiências e pensamentos sobre situações, produtos e serviços publicamente com milhares de pessoas nas redes”, comenta Claudio Pinhanez, gerente sênior de análise de dados do Laboratório de Pesquisas da IBM Brasil. 

Segundo o gerente, foi possível mapear e analisar, inclusive, gírias e linguagens informai, muito utilizadas na web.

A tecnologia da IBM está hospedada na nuvem da SoftLayer. 

“Para a análise de mídias sociais, cujo volume tende a oscilar muito ao longo do tempo, a utilização de cloud é fundamental”, finaliza o pesquisador. 

O app de segunda tela da Globo atingiu 1 milhão de downloads no domingo, 22, e foi selecionado para a lista de melhores apps novos da Apple. Mais de 150 mil usuários únicos têm passado pelo aplicativo diariamente.