Montagem com fotos de Roberto Stuckert Filho, George Gianni e Humberto Pradera.

A agência A2C, em parceria com a plataforma Livebuzz, da Dinamize, já está de olho no que as pessoas dizem sobre os principais pré-candidatos à presidência da República através do site Monitor Eleitoral, lançado agora.

Com base na metodologia de análise da A2C e na ferramenta Livebuzz, o Monitor Eleitoral expõe, em tempo real, as principais menções públicas, polarizações, hashtags e indicadores sobre a imagem e buzz relacionados a Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).

A ferramenta é abastecida com informações coletadas pela plataforma Livebuzz. O levantamento é feito com base nas expressões de busca que conenham o nome dos principais pré-candidatos a presidente - e suas variações. 

Essa busca é realizada nas seguintes redes: Facebook, Twitter, Instagram, Google+, Linkedin, Yahoo!, Tumblr e YouTube, entre outros. Os dados são atualizados a cada duas horas e a ferramenta contabiliza apenas manifestações públicas.

Além disso, é feito um cruzamento de dados com pesquisas eleitorais divulgadas na imprensa, medindo a relação real entre a voz das mídias sociais e as intenções declaradas de voto em todo o território nacional.

As informações coletadas pela ferramenta foram organizadas em categorias.

A “popularidade” será definida pelo volume de menções de cada um dos candidatos (compartilhamentos de posts do Twitter e comentários no Facebook).

Já a “influenciadores” levará em conta os perfis mais influentes do Twitter que fizeram menção aos candidatos.

A “saudabilidade” será indicada a partir das menções positivas e neutras nas redes sociais, que indicam o quanto a imagem do candidato é saudável.

Enquanto isso, o “histórico social eleitoral” será um conjunto com gráficos de cada um dos candidatos, que inclui: índice de saudabilidade média, menções, fãs, seguidores do candidato e shares/likes.   

“O Monitor Eleitoral conseguirá medir o comportamento do eleitor nas redes sociais justamente num período de efervescência no país, com Copa do Mundo, nova onda de manifestações e as eleições”, afirma Ricardo Almeida, sócio e diretor de planejamento da A2C.

Fundada em 2001, a A2C é uma agência digital que conta com mais de 100 profissionais atuando em três bases: São Paulo, Joinville e Brasília. 

Entre seus principais clientes estão Tecnisa, 3M,  Bunge, TicTac Brasil, Siemens, Grupo Tigre, Athletic, Dafra, Clube de Autores e Portobello.

Prestes a completar 15 anos de atuação, a Dinamize tem 9 filiais localizadas em 8 estados do país e cerca de 1 mil canais autorizados. A empresa possui duas plataformas - Mail2Easy e Livebuzz – que trabalharam de forma integrada, unindo campanhas e relatórios de e-mail e social media marketing.