O Grupo Scalina é detentor das marcas Trifil e Scala. Foto: Reprodução/Facebook Scala.
Para administrar a gestão do Grupo Scalina após o crescimento alcançado desde sua fundação, em 1963, a empresa optou pela solução de Business Discovery QlikView, comercializada e implementada no Brasil pela Nórdica Software.
O Grupo Scalina é detentor das marcas Trifil e Scala, do segmento de meias femininas e produtos sem costura.
Ao longo dos seus 50 anos, o grupo aumentou sua produção e distribuição, feita por 120 lojas próprias e mais de 18 mil pontos de venda situados em todos os estados brasileiros.
“Por conta da amplitude de nosso negócio trabalhamos com múltiplos bancos de dados distintos. Por isso, nosso ERP não consegue disponibilizar as informações consolidadas sobre todas as lojas, o que nos obrigava a utilizar planilhas junto com o sistema para conseguir fazer as análises manualmente. Além de trabalhoso, isso era muito demorado”, explica Eduardo Leite, Coordenador de TI para Franquias e Lojas Próprias do Grupo Scalina.
A ferramenta QlikView foi inicialmente utilizada pela área comercial da empresa, no departamento de franquias e lojas próprias, que conseguiu extrair todos os dados disponíveis em diferentes plataformas e consolidá-los em uma única base.
Esse processo foi feito a fim de auxiliar áreas como a de expansão, que faz análises para novas lojas com base em dados como faturamento, por exemplo; os consultores regionais, que administram o resultado de cada franqueado para identificar valor vendido e estoque acumulado; e a parte de planejamento.
O executivo conta que o QlikView possibilitou um melhor conhecimento e acompanhamento da real situação do negócio, o que permite fazer mudanças mais assertivas e produzir produtos com melhor aceitação pelo mercado.