Cedae e Unisys: água paga via smartphone

26/04/2011 11:23

A Unisys desenvolveu para a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Estado do Rio de Janeiro (Cedae) uma solução que permite aos consumidores pagar as contas de água via smartphones.

A solução criada para a companhia, que fornece serviços de saneamento a cerca de nove milhões de pessoas, foi o ClearPath ePortal, processador que fica hospedado no servidor Unisys ClearPath Libra e oferece uma interface para o aplicativo online de pagamento da Cedae.

Tamanho da fonte: -A+A

A Unisys desenvolveu para a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Estado do Rio de Janeiro (Cedae) uma solução que permite aos consumidores pagar as contas de água via smartphones.

A solução criada para a companhia, que fornece serviços de saneamento a cerca de nove milhões de pessoas, foi o ClearPath ePortal, processador que fica hospedado no servidor Unisys ClearPath Libra e oferece uma interface para o aplicativo online de pagamento da Cedae.

Com isso, usando seus smartphones, os consumidores podem acessar uma página no site da empresa de saneamento, que fornece o código de barras da conta.

Leitores óticos leem os dados da tela do smartphone e processam a transação por meio da rede bancária, sem que o consumidor precise imprimir o recibo.

O aplicativo também permite que os usuários visualizem comprovantes eletrônicos e históricos de pagamentos.

“O objetivo é facilitar que os consumidores paguem as contas sempre que lhes for conveniente, independente de onde estiverem – no trabalho, em casa, no supermercado ou qualquer outro lugar”, diz Wagner Victer, presidente da Cedae.

Já Daniele Ribeiro, diretora de Soluções Tecnológicas da Unisys Brasil, explica que a tecnologia ClearPath ePortal pode ser aplicada a outros setores.

“Ela permite aos CIOs modernizem seus sistemas de missão crítica sem alterar qualquer configuração na aplicação original e criem interfaces gráficas simples para um acesso fácil aos serviços”, afirma a executiva.

O portfólio da Unisys reúne, ainda, serviços de outsourcing, integração de sistemas e consultoria, infraestrutura, manutenção e tecnologia de servidores de grande porte.

Sediada nos EUA, a companhia emprega, em todo o mundo, aproximadamente 23 mil colaboradores, atendendo a clientes dos setores público e privado de cem países. 

Veja também

Unisys lança guia para projetos cloud

A Unisys Corporation anuncia a criação de um conjunto de serviços e metodologias para auxiliar companhias a gerenciar múltiplos modelos de entrega de TI – em formatos tradicionais ou baseados em cloud computing.

Chamada de Unisys Hybrid Enterprise Framework, a ferramenta quer evitar o isolamento de ambientes e não integração com sistemas de missão crítica em cloud computing.

Na prática, ela pretende ser um guia para gerenciar projetos, integrados com outros investimentos.

Unisys: novo software para 10 mi NFS-e/mês

A Unisys lança a segunda geração de seu software para emissão de NF-e , CT-e e NFS-e.

A nova versão atende mais de 90 municípios, cumprindo a obrigação que têm, a partir desta sexta-reira, 1° de abril, as companhias brasileiras de emitir a NF-e na versão 2.0, o que inclui diversos novos campos de preenchimento e novas validações de dados.

Unisys: cloud Google para governo dos EUA

A Unisys foi contratada para criar uma plataforma de e-mail e colaboração na nuvem com base em aplicativos Google para Administração Geral de Serviços dos Estados Unidos (GSA), entidade que dá suporte a operações básicas de outas agências governamentais americanas.

Unisys lança ITSM em formato SaaS

A Unisys Corporation anuncia uma solução para coordenação de prestação de serviços de TI e suporte a usuários finais via web.

A ferramenta Unisys ITSM SaaS permite o gerenciamento de atividades de diversos service desk, operados por agentes internos ou externos, utilizando diferentes processos e ferramentas de gestão de serviços.

Unisys: integração de dados para portos

A Secretaria de Portos (SEP) contratou a Unisys para a realização de estudos portuários focados em um projeto para melhoria do sistema, segurança e troca de informações entre as operações de logística nos portos marítimos do país.

Unisys reduz custo de suporte em até 20%
A Unisys acaba de lançar uma oferta de outsourcing que promete reduzir os custos de clientes com suporte de TI em até 20%. Trata-se do Smart On-Site, solução que “uniformiza” a prestação de serviços técnicos, independente dos componentes da infraestrutura da empresa, bem como de onde se encontram seus usuários.
Actaris: controle de água via SMS
A Actaris, especializada na fabricação de medidores de água, energia e gás, acaba de lançar um sistema para coleta de dados e medição automática de água via SMS.

O WaterMind, como foi batizada a solução, fica diretamente ligado ao medidor de água e envia, uma vez ao dia, uma SMS para o servidor com todas as leituras realizadas no período determinado.
DMAE: gestão de água com Elipse 3
O Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre (DMAE) adotou recentemente a solução Elipse Scada E3, desenvolvida pela Elipse Software.

Antes da implantação, o monitoramento das estações era realizado por dois sistemas independentes. Enquanto uma parcela era controlada por um sistema Scada, a outra tinha como supervisor um software livre.

“Era uma verdadeira salada de frutas”, afirma o engenheiro eletricista do DMAE, Adriano Roque de Arruda.
POA: setor de água e esgotos no Twitter
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), de Porto Alegre, acaba de criar um perfil no Twitter.

Com 30 seguidores e postagens desde a quarta-feira, 02, o perfil @dmaepoa publica informações como agenda semanal de atividades da empresa e campanhas como a que incentiva o uso de água da torneira.