Carros da BMW terão tecnologia da PTC. Foto: Pixabay.

A BWM fechou um contrato com a PTC para implementar o Windchill, solução de gestão de ciclo de vida do produto (PLM, na sigla em inglês), junto com funcionalidades da plataforma de projetos de Internet das Coisas ThingWorx.

Os softwares serão usados para configurar e enviar pedidos de produção e obtenção de listas de materiais (BOM, na sigla em inglês) de carros em todas as 19 fábricas da BMW pelo mundo (o grupo inclui Araquari, em Santa Catarina, onde a gigante alemã começou a fabricar carros em 2014).

Em uma conversa com investidores depois da divulgação de resultados trimestrais, o presidente e CEO da PTC, Jim Heppelmann, foi franco sobre o tamanho do negócio, dizendo que ele ficou na “faixa dos US$ 5 milhões”.

Heppelmann também disse que os sistemas da PTC funcionarão integrados com aplicações da SAP, de outros concorrentes no mercado de PLM (a BMW divulgou em 2016 a adoção de soluções da Dassault Systemes) e sistemas legados.

"Estamos tendo conversas interessantes com outras empresas da área automotiva que estão dando um olhar fresco para as suas aplicações. É uma vantagem para a PTC, porque eu acredito que nós estamos à frente da concorrência em avaliar como o mundo está mudando", disse Heppelmann.