Edgar Monteiro, diretor executivo da Blue Solutions e Giovani Mariotto, estrategista sênior da Energy Telecom.

A Energy Telecom, sediada em Fortaleza, fechou uma joint venture com a paulista Blue Solutions, em um acordo baseado em troca de ações com proporções não reveladas.

Ambas empresas são parceiras Dell Premier e oferecem um portfólio de serviços amplo. A Energy é mais forte nas áreas de soluções de segurança e conectividade. A Blue atua também nesses mercados, além de projetos de data center (em 11 anos de mercado, a empresa já fez  600 projetos de reestruturação de datacenters).

As empresas são parceiras Microsoft, IBM, Oracle, Avaya, Cloudera, Norton by Symantec, Aruba Networks, Imperva, Red Hat e Vmware.

Nenhuma das empresas divulga faturamento, mas a Energy aparenta ter um porte maior. A empresa tem sedes em Fortaleza, Recife, Brasília, São Paulo, Porto Alegre e Caxias do Sul, além de pontos de presença em seis outras cidades, a maioria no Norte e Nordeste. A empresa dobrou de tamanho no ano passado.

Já a Blue Solutions tem operações concentradas em São Paulo, com filais na capital e em Araras, no interior paulista. A companhia cresceu 5% em 2014.

Com a união, a expectativa é triplicar o faturamento da holding e dobrar o tamanho do Grupo Energy Telecom. 

“Nós sempre buscamos empresas que possam agregar ao nosso portfólio e conhecimento. A Blue Solutions, assim como a Energy, tem foco em excelência. Nossos negócios são complementares e, assim, podemos crescer juntos”, afirma Giovani Mariotto, estrategista sênior da Energy Telecom. 

Mariotto, um executivo experiente no mercado financeiro, com passagens pelo Banco Mercantil de São Paulo e pelo Safra, foi um dos fundadores da Energy.

“As estruturas de atendimento continuarão as mesmas e os vendedores estão recebendo treinamento de vendas cruzadas. Com a nova formação, os clientes podem agora contratar, de uma única empresa, todas as soluções de ponta-a-ponta disponíveis no mercado”, garante Edgar Monteiro, diretor executivo da Blue Solutions. 

Com posicionamento estratégico de crescimento, a Energy Telecom já planeja mais duas oportunidades em complementação ao seu portfólio para conectividade sem fio RFID e biometria, contemplando segurança de acesso lógico e físico. 

Além disso, está prevista a criação de um centro de serviços em Brasília, com foco na expansão dos negócios para atender a área governamental da região.