Ari Gorenstein e Marcos Leal, sócios da Evino. Foto: Divulgação.

O e-commerce de vinhos Evino adotou Sistema de Gestão de Armazenagem (WMS) da Senior, empresa especializada na oferta de software para gestão empresarial, de pessoas, logística, relacionamento com clientes e de controle de acesso. 

O projeto de modernizar a solução de logística nasceu em 2016, quando a Evino identificou a necessidade de ter um sistema que suportasse a expansão das operações. 

“Precisávamos de uma solução com perspectiva de escala, atendimento a múltiplos centros de distribuição, controle fiscal, contábil e de inventário mais apurados, rigor e confiabilidade no registro das informações, sem contar com a própria inteligência embarcada no sistema”, afirma Ari Gorenstein, sócio da Evino.

Até então, a companhia usava um sistema de gestão de armazenagem em Access, desenvolvido por um programador externo em parceria com o time da Evino.

A implementação do WMS da Senior foi realizada depois que os dois sócios da Evino, Ari Gorenstein e Marcos Leal, analisaram players do mercado e visitaram algumas empresas que já utilizavam o sistema. 

O projeto de implantação da solução da Senior foi dividido em duas etapas. 

Na primeira fase, iniciada no segundo semestre de 2016, o foco foi garantir a escalabilidade das operações. 

“Sabíamos que nosso sistema até suportaria a Black Friday de 2016, mas certamente não seria páreo para o giro de mercadorias previsto para o mesmo período de 2017. Com a solução da Senior, temos segurança para escalar ainda mais nossos negócios e multiplicar nosso CD conforme novas demandas”, detalha Gorenstein.

O próximo passo do projeto é adotar tecnologias para gestão logística, principalmente com o intuito de aprimorar os processos de curadoria e a experiência de compra dos clientes.

“WMS jamais será sinônimo de gargalo para nós. Ainda temos alguns ajustes para fazer na solução, em termos de usabilidade e customizações de acordo com nossas particularidades, mas vislumbramos um futuro com muitas novidades”, destaca Gorenstein.

A Evino estuda a incorporação de duas tecnologias do WMS: o Picking by Voice, aplicativo de comando de voz voltado à separação e distribuição de materiais; e o Pick by Light e Put to Light, que permite identificar a posição exata dos itens dentro do centro de distribuição por meio de indicações luminosas.

“Temos realizado investimentos para inovar e oferecer aos clientes o que há de mais avançado em soluções para gestão logística. Projetos como o da Evino reforçam nosso compromisso de ajudar os clientes a aumentar a eficiência nas operações e a produtividade por meio do uso do WMS”, afirma Anderson Benetti, gerente de produto de logística da Senior.

Fundada em 2013, a Evino tem um centro de distribuição no Espírito Santo com 3800m² de galpão, incluindo extensa área de escritório, seis docas e pé direito de 12m. A empresa fica atrás da Wine.com.br no mercado de e-commerce brasileiro de vinhos.

Antes de fundar o e-commerce, Gorenstein já trabalhava com vinhos. Ele foi analista de mercado de vinhos da BIVB e CEO da importadora de vinhos Wine Society.

Já Marcos Leal teve diversas experiências em negócios digitais, como GlossyBox, Rocket Internet e Zocprint.