Banco ligado à concessionárias Fiat adquire equipamentos EMC. Foto: divulgação.

O Banco Fidis, entidade financeira pertencente ao grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA), investiu em tecnologias da EMC para backup recuperação de desastres em sua estrutura de dados.

Pelo contrato, de valores não abertos, a companhia adquiriu três unidades do EMC DataDomain, solução para arquivamento e recuperação de dados com desduplicação de alta velocidade, em um projeto realizado pela IT-One.

Um equipamento EMC DataDomain foi instalado no ambiente da Avenida Barão Homem de Melo, em Belo Horizonte, outro em Hortolândia e o terceiro no Server Room da FCA Automóveis, localizado na cidade de Betim – esta terceira é a plataforma que recebe a replicação das outras duas instalações.

O upgrade foi parte de um processo de modernização e segurança proposto pelo grupo no início do ano, como forma de atender melhor seus clientes em todo o Brasil. No processo, foi feita a migração de dados em fitas para o Data Domain.

“Estamos satisfeitos com o resultado. Conseguimos fazer réplicas online, tempo de backup menor e com maior segurança”, afirma Vicente Frederico Gahyva Junior, analista de infraestrutura do Banco Fidis.

Segundo o analista, os consultores notaram que a fita já começava a se mostrar ultrapassada ao trazer duplicações de dados e a constante ameaça da perda física de informação com crashes eletrônicos ou mesmo por falhas físicas.

"A tecnologia de desduplicação e réplica online foram as que mais pesaram em nossa escolha, independente do manuseio físico. A ação de réplica é configurada para operar na hora programada pela equipe", explica Gahyva.

No Brasil desde os anos 70, quando iniciou como Banco Fiat, o Banco Fidis atua desde 2009 como resultado de uma parceria com a americana Chrysler e está voltada para a realização de operações de financiamento e leasing para clientes finais de veículos da marca Chrysler, Jeep, Dodge e Ram, além de financiamento para os estoques das concessionárias da Fiat Automóveis S/A e Chrysler Group.